7 de fevereiro de 2009

Recomeços


04/09/2006

"Morre lentamente quem não vira a mesa quando está infeliz no trabalho, quem não arrisca o certo pelo incerto atrás de um sonho. Quem não se permite, uma vez na vida, fugir dos conselhos sensatos." Pablo Neruda


Assim se fazem caminhos, criam-se lendas e heróis. Homens mais fortes e verdadeiros, obcecados pelo destino e carregando dentro de si a semente de um projeto transformador. É a palavra que se espalha em busca de realização, traduzida não apenas em valores de ordem pessoal, mas nos mais nobres atributos que direcionam o caminho do homem. Esta é a luz que me leva adiante.
Começar é difícil. Deixar para trás toda uma estrutura montada e aceita como verdadeira, a base de sustentação de toda uma vida, é um passo audacioso e arriscado. Acerca-se do lado aventureiro, do peso do incerto, e trás como consequência uma certa instabilidade natural, principalmente no que diz respeito a abrir mão de recursos para se dedicar a um novo caminho. Há o desequilíbrio, que só ocorre porque o ideal que luta dentro de você clama por vir à tona. Caso contrário, bastaria ficar quietinho no meu canto deixando a vida passar, consumida por bons e maus momentos, alheio às transformações globais que, em última instância, não me interessariam. Mas não é por isso que estou aqui.
Abracei meu ideal e pronto, não há nada que mude a história. Tive a energia necessária para fazê-lo, mas isso não faz de mim um mártir ou um alguém em busca de reconhecimento, não neste sentido. Quis que a vida tivesse como âncora meu ideal, transformado em palavras que circulam as esferas e fazem de mim seu instrumento. É para isso que criei "O último mensageiro", para que a palavra correta se faça ouvir. E fico me perguntando se valeu a pena...
Claro que valeu. São momentos de transição que colocam em jogo as escolhas, que suscitam dúvidas pelo vácuo que se abriu neste ínterim e que me inclinam a pensar em arrependimento. Depois passa, nada pode ser mais importante do que saber que minha obra pessoal, aquela que investi bons anos de meus estudos e valores, esteja finalmente pronta. O resto é pura consequência.

2 comentários:

  1. Meu amigo te envio um interessante depoimento...
    "Passo todo meu tempo por ai tentando convencer vocês, jovens e velhos a se preocupar antes de tudo e principalmente não com seus corpos e suas posses, mas com o supremo bem estar de suas almas, proclamando como eu que a riqueza não traz o bem, mas o bem traz a riqueza e todas as outras bençãos quer para o individuo quer para o Estado" ( SÓCRATES )

    ResponderExcluir
  2. O bem traz a riqueza em todos os sentidos, meu amigo, principalmente aquele que sustenta nossa alma e fortalece nossas relações com o divino. O resto é consequência. Obrigado pelo texto e mantenha-se ligado, vindo a São Paulo vamos nos encontrar. Gde abraço!

    ResponderExcluir