13 de maio de 2009

Paz na terra aos... A quem mesmo?


Seria cômico, não fosse trágico. "Vejo um tempo em que a paz deverá reinar ao redor do mundo", diz a vidente. "Aposto que as pessoas estão felizes", responde o cavaleiro. "Não vejo pessoas", rebate ela.

A história da civilização humana sempre foi marcada por guerras, barbáries, genocídios e tantas outras atrocidades que, independentemente da nomenclatura que se use, carregam dentro de si o estigma do mal. Antes de respeitar seu semelhante, o homem opta por fazer valer seus desejos, entra em conflito quando não há acordo e estabelece, na ponta de uma arma, o termômetro para suas imposições. A lei do mais forte, como no mundo animal, prevalece.

Os recentes acontecimentos no Sri Lanka, ilha próxima a Índia que já foi colônia britânica, ilustram bem o fato. O país vive em guerra civil há 26 anos, contabilizando mais de 100 mil mortos no conflito. As forças do governo encurrralaram os tigres tâmeis, organização considerada terrorista pela ONU e que busca a independência de sua região, no extremo norte da ilha. Até aí, o conflito de etnias, religiões e o K7A4, que no final das contas se traduzem no conflito pela terra e nada mais, não representa nada de novo. O ponto é a atitude do governo cingales, que a fim de exterminar os rebeldes lançou ataques contra um hospital da região, mesmo sabendo que no local encontravam-se centenas de feridos. Resultado: mais de 50 mortos. Para fazer valer seu poderio o estado sacrifica peões, como em um tabuleiro de xadrez, e atinge o resultado que deseja. Não há expressão mais desconcertante do caráter humano do que esta.

Em 'O mensageiro', Uriah, o anjo da história, dá a seguinte explicação a Abel em um passeio por Ulu Watu:

Miséria, sofrimento, guerras. É possível pensar em solução mais estúpida para resolver uma discórdia? A guerra é a prova definitiva de que vocês, humanos, não sabem usar seu principal recurso, o cérebro. Em seu lugar usam a força das armas. Mas se serve de consolo, meu caro, não se trata de um privilégio de sua raça. A guerra existe em todo lugar porque onde há luz há trevas, e estas forças estarão sempre travando suas batalhas universo afora. No caso específico deste planeta, porém, o problema não é a guerra em si, mas o processo que ela desencadeia. O que era para ser um conflito de interesses se transforma em movimento generalizado onde a mente pára e o indivíduo age como se estivesse tomado pela loucura. Basta olhar para os massacres a que foram submetidas populações indefesas ao longo da história: a desintegração da Iugoslávia, os curdos no Iraque, o Sudão. As forças da escuridão agem sem discernimento, filho. São movidas pelo impulso, pelo descontrole que avança sem medir as conseqüências.


Talvez seja necessário, como prevê a vidente, varrer a sujeira que corrói o mundo e começar tudo de novo (como Einstein já disse, "não sei quais armas serão usadas na 3a. guerra mundial, mas a 4a. seguramente será travada com paus e pedras") . Tenho minhas impressões a respeito, mas colocá-las aqui seria tirar a surpresa do final do livro. Vamos por partes!

9 comentários:

  1. olá!!!Gostei muito de seu cantinho!!E passo a segui-lo agora!!Beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Um blog muito inteligente o seu!
    Adorei mesmo.
    Muito obrigada pela visita!

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Olá, Clarissa, e obrigado por sua visita também!

    ResponderExcluir
  4. Oi André, estamos vivendo uma época bem complicada aonde os valores estão distorcidos. Ter e ter e ter é o que resolve não importando o que é feito do outro.
    A inveja, o desrespeito, a arrogância, a prepotência se instalou bem ao nosso lado. Vejo, muitas pessoas com a estima baixa, com pouco conhecimento a respeito de si e sem auto responsabilidade. O resultado é esta bagunça aonde cada um acusa o outro (e se vinga) por seus insucessos. Colegas engolindo colegas e parentes se engalfinhando. Difíceis tempos meu caro e em várias horas nos sentimos sozinhos, nadando contra a maré e incompreendidos. Poucos se dispõe a trocar idéias.
    A vida está sendo levada, empurrada e para mim isto é inadmissível, a vida é para ser bem vivida com muita responsabilidade, sabedoria, leveza e alegria. Sou extremamente feliz, lúdica, acredito que possa fazer diferente a partir de agora, mas alguns me falam que preciso relaxar,deixar de ser tão exigente e tensa.
    Já falei que não sou boa em juntar letrinhas, meus textos são confusos. Tchau e um beijo.

    ResponderExcluir
  5. Bela blogada meu caro,cultura pura,com estilo mui seu!

    Amei!

    Te seguirei sempre,com satisfação e sêde do saber!

    Te abraço e reverencio!

    Viva a Vida!

    ResponderExcluir
  6. Cheguei....

    Faço minhas as suas palavras neste texto!!!! Também fico indignada com determinadas posturas tão antigas que a humanidade ainda possui!!!!

    Aposto na mudança interna de cada ser humano, e para isso trabalho incansavelmente!!!

    Quando um número grande de humanos estiver vibrando em Amor, sentindo Paz em seu interior, essas vibrações se expandirão e influenciarão outros e outros,...

    Será o fim das guerras, e acredito ser isso possível,...

    Então,... "bora" pro trabalho interno!!!!

    Luz e Paz,

    Tania Resende

    ResponderExcluir
  7. Muito bom, estou por aqui sorvendo dessa fonte!

    Beijo

    ResponderExcluir
  8. sinta-se à vontade, Luciane, seja sempre bem-vinda\!

    ResponderExcluir