24 de junho de 2009

Zen habits parte 2 - O poder mágico do foco


Uma vez mais recorro ao meu amigo Leo Babauta, do Zen habits, para trazer ensinamentos de grande valia para o dia a dia expostos em seu post 'The magical power of focus'. Tenho sido um daqueles que os aplica na prática e, a bem da verdade, confesso que os resultados tem sido muito interessantes (não fosse isso e acho que não estaria aqui, quase dez e meia da noite de quarta-feira, escrevendo; ao contrário, estaria mais preocupado em dormir na expectativa do dia cheio que me aguarda amanhã). Vamos lá:

“Lembre-se sempre: seu foco determina sua realidade”. Qui-Gon Jinn, personagem de Liam Neeson em Star Wars episode1.

Seguramente este não é um tema presente em nosso pensamento o tempo todo. Para mudar o conceito, algumas considerações:

- Se acordamos pela manhã pensando na imbecilidade de coisas que temos para fazer ao longo do dia, certamente teremos um dia imbecil. Mas se acordamos e focamos na maravilhosa dádiva que é estar vivo, nosso dia será repleto de plenitude

- Se deixamos que nossa atenção pule de uma coisa a outra, teremos um dia atarefado, fragmentado e provavelmente improdutivo. Se focamos em uma tarefa específica, por outro lado, estaremos conectados a ela de tal maneira que não será apenas a coisa mais produtiva que faremos ao longo do dia, mas também será repleta de prazer

- Chegando em casa depois do trabalho: se focamos no fato de que estamos cansados e tudo que desejamos é ‘relaxar’ diante da TV, tudo que teremos como retorno serão horas e horas (provavelmente inúteis) diante da TV. Se focamos em uma vida sadia e produtiva, por exemplo, seremos sadios e produtivos fazendo um pouco de ginástica, nos alimentando bem, produzindo algo (oi eu aqui blogando!)

Vejamos alguns exemplos em que o poder do foco pode ser usado para melhorar alguns aspectos de nossas vidas:

1. Foque em um único objetivo de cada vez
Dois ou três objetivos ao mesmo tempo, via de regra, leva ao ponto em que nenhum deles se completa. Sobrepostos e difusos,dispersam a energia necessária para que cada um deles seja levado a êxito. Exemplo: se resolvo emagrecer ao mesmo tempo em que resolvo pintar a casa, posso cair na besteira de passar horas pintando e depois, morto de fome... Já viu, né?

2. Foque no agora
Focar no presente, ao invés de manter o pensamento no passado (‘Não acredito que ela falou isso pra mim!’) ou no futuro (‘O que é que eu vou falar nessa reunião amanhã?’) requer disciplina, mas os resultados são fantástico: redução de estresse, melhor aproveitamento da vida e maior produtividade (ói eu aqui blogando!)

3. Flua!
Você já se envolveu em algo a ponto de sentir o mundo a sua volta desaparecer? Quando você perde a noção do tempo em função do que está fazendo, abre caminho para o conceito do fluir, um dos mais importantes ingredientes para se alcançar a felicidade. Desligue a TV (que é o oposto ao fluir) e dedique-se a algo que o envolva (oi eu!). Foque e surfe na onda do agora!

4. Foque no positivo
Sentimentos de missão cumprida descarregam sensações agradáveis no corpo e espírito. Lembre-se também de manter o olhar voltado para os aspectos positivos e agradecer, sempre, pelo simples fato de estar vivo

Por enquanto é isso!

Crédito da foto: Davidh

3 comentários:

  1. Excelente! Foco é tudo, certo my friend? Aliás, este blog do Leo é muito bom, já o indluí na minha relação de favs. Grande abraço e ótimo FDS!

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS, AÍ ESTÁ UM BLOG DIFERENTE, CRIATIVO E DE UTILIDADE PÚBLICA.

    GOSREI MUITO DE VIR AQUI E CONTINUAREI.

    SEREI SEU SEGUIDOR.

    UMA BRAÇÃO CARIOCA

    ResponderExcluir
  3. valeu, Paulo, obrigado pela visita e volte sempre!

    ResponderExcluir