12 de outubro de 2009

Entorpecentes


Se ao ler o título deste post e fazer associação com a imagem você logo se viu mergulhando em um mundo obscuro e sem volta... Relaxe, não é sobre isso que quero falar. A falta de lucidez pode levá-lo a lugares que sua alma jamais sonhou em visitar e dos quais certamente haverá de se arrepender pelos transtornos que causa, mas a verdade é que, na maior parte do tempo, passamos por isso sem mesmo nos darmos conta.

Um dos postulados para uma vida saudável diz respeito a tratar nosso conjunto corpo/alma como um templo. Assim como quando nos encontramos em um (e o significado pode variar de indivíduo para indivíduo, atrelado à religião em si - uma igreja, uma sinagoga - ou a serenidade que o mar ou o campo representa), centramos nossas energias em forma de prece na busca de equilíbrio, paz e conforto, saímos fortalecidos e confiantes no caminho da luz que atravessa nossas crenças. Só que nem sempre é assim.

Existem dois tipos de entorpecentes que, agindo em campos opostos - corpo e mente - contaminam o processo e violam o princípio da salubridade. Se quiser experimentá-los em conjunto, basta abrir um pacote de Doritos diante da TV.

(Pausa. Discorrer sobre o assunto não significa dizer que eu mesmo não me abasteça dessas fontes nos momentos em que julgo 'necessário', justamente aqueles em que a mente pede pausa e o corpo anseia pela caloria vazia. Continuemos).

Horas e horas e mais horas diante da TV e da programação que a acompanha é um verdadeiro exercício de atrofiamento mental. As grandes corporações sabem disso, e não é à toa que expõe figuras insólitas como Faustões e Gugus para comandar o circo, desligando cérebros em nome do controle das massas. 'Panis et circensis', os romanos espremidos no Coliseu. Se os tempos mudaram, as políticas não, basta ver quem é que na prática elege presidentes e manda no país.

Mudemos o lado. Em ritmo da ansiedade, substituímos os nutrientes que nosso organismo necessita por qualquer porcaria que abafe nossas lamentações, agústias e escapes. E o corpo trabalha em dobro, processando o alimento absolutamente desnecessário. A prática do jejum, por exemplo, é recomendada uma vez ao mês e reestabelece o fluxo energético através da eliminação de toxinas, devolvendo ao organismo o conceito de templo momentaneamente esquecido. É normal nos sentirmos mais despertos e produtivos quando comemos menos, com qualidade, e longe da TV.

Um pouquinho do BBB, um pastelzinho na feira, vá lá, de vez em quando são práticas que nos devolvem ao mundo real. O que é preciso, nem que seja necessário nos exercitarmos continuamente para isso, é estabelecer o limite do que não nos torna escravos de nossos próprios vícios.

15 comentários:

  1. André, esta é uma reflexão e tanto. Quem tem o hábito de se distrair na televisão, sempre perde muito tempo! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Eles lixos que nos rodeiam são desastrosos quando perdemos o controle da situação... O exemplo do Doritos foi bem pra mim, rsrsrs Mas penso como você, purificar-se e buscar a ordem interior devem ser hábitos diários. Um bom livro, uma trilha, uma viagem, um bom filme e uma boa comida estão na lista das terapias do bem.
    Grande abraço!
    Valeu!

    ResponderExcluir
  3. Mais uma ótima reflexão, my friend! A disciplina, provavelmente, seja também um fator importante neste "estabelecer limites". Para não esquecer que vivemos um mundo real, dos BBBs e dos doritos, mas que há o lado saudável a ser cultivado e exercido. Aliás, desejo praticar o jejum 1x/mês. Valeu o lembrete! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Meu bom e Amado Amigo André,verdade,mais de uma citação,de personalidades através,eternizaram...como aquela que diz que somos o que comemos e praticamos...,na íntegra,com voce concordo,em conteúdo de post seu,também o que vivemos...somos ...em cotidiano nosso..mas de Deus através,a verdade aflora,como da vida brotar,a era virtual resplandece,caminhos ofertando ,da cibernética através!

    te abraço,a partir de hoje novos emails enviados serão !

    Viva Vida!

    ResponderExcluir
  5. A perda de tempo, Kyria, é proporcional ao nada que a sua mente consegue absorver em situações como essa... Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Gostei da definição de terapia do bem, Priscilla, me parece que realmente o ganho é muito maior. Mas um Doritos de vez em quando... (cadê a disciplina, hehe?)

    ResponderExcluir
  7. Pode apostar que faz um agrande diferença, Harold! Hoje,por exemplo, passei com 2 sucos de gengibre e duas laranjas e me sinto fantástico, naquelas 'sometimes I feel like' (aliás, foi justamente o suco de gengibre com guaraná que me inspirou aquele momento euforia). Gde abraço!

    ResponderExcluir
  8. Sempre tomando o cuidado de nao se perder pelos infinitos caminhos que esta realidade, virtual ou concreta, nos proporciona, Ricardo!
    A vida te abraça!

    ResponderExcluir
  9. Depende. A palavra é esta depende do ponto de vista.
    Adoro ver esportes e filmes na TV qdo estou descansando e não me sinto atrofiando não, só descansando e nutrindo a mente c idéias e emoções novas!
    Pipoca e filme ou futebol são demais!
    Mas correr, nadar, fazer Pilates,ler, jogar Sodoku etc estão aí pra gente colocar corpo e mente em equilibrio!
    DEpende de como vc leva tua vida!
    Eu tento equilibrar fazendo de tudo um pouco!
    abs

    ResponderExcluir
  10. Acho que depende mais do tempo que voce dedica a isso, Dan. Eu tambem curto um joguinho na TV (dificilmente perco no domingo via PPV), assim como um bom filme, o que é diferente de passar 10 horas sem assistir nada que preste, apenas para passar o tempo. Equílibrio, de fato é a chave!
    valeu o coment e gde abraço!

    ResponderExcluir
  11. André,

    deixei um selinho para vc no meu blog espero que aceite e que goste. beijos!

    ResponderExcluir
  12. Olá André, obrigada pela visita.
    Na verdade eu vi a imagem, e pensei ser outro entorpecente, rsrsrsrs.
    Os entorpecentes do texto, também promovem tantos males quanto os outros. Vícios sempre desnorteia comportamentos.
    Gostei muito do conteúdo de post.
    Abraços sublimes

    ResponderExcluir
  13. Ola, amigo André!!

    Que boa reflexão, momento meditação...

    Desperta para o acionamento da tecla SAB!!!

    Grande abraço
    Paty

    ResponderExcluir
  14. As vezes as mínimas coisas nos trazem grandes alegrias
    é só saber curtir o que a vida nos da
    como o nascer do sol todos os dias
    muitas pessoas não podem ver pelo fato de ser cegos
    devemos dar valor as coisas mais simples da vida!
    gostei do teu blog
    abraços

    ResponderExcluir
  15. Olá! Gostei do seu blog muito bom.
    Concordo, criamos nossos próprios vícios, quando vemos estamos até o pescoço.
    Um abraço
    www.apenasumpontoesportivo.blogspot.com
    www.apenasumponto.blogspot.com

    ResponderExcluir