4 de outubro de 2009

Heróis Anônimos: Rodrigo Yoshida

É com grande prazer que este blog inaugura a tag Heróis Anônimos’. Trata-se de um espaço destinado aos batalhadores do dia a dia que procuram externar, através de suas atitudes ou pensamentos, o verdadeiro valor e sentido da vida. É preciso fazer valer a pena!

Rodrigo Yoshida. 28 anos, casado há 5, analista de marketing do Banco Itaú. Há 10 anos tem como companheira uma cadeira de rodas, fruto de um acidente com moto que o deixou paraplégico. Não ia a mais do que 30km/h quando um carro o atingiu e ele, ao cair, prensou o capacete junto ao pneu de um carro estacionado, fatalidade que fez com que apenas a coluna se deslocasse e sofresse fratura. Naquele momento, relata ele, percebeu que alguma coisa mais grave se passava: “Quando me dei conta, vendo meu corpo virado para um lado e as pernas para outro, sem poder movimentá-las, entendi o que tinha acontecido . Mas fiquei aliviado, em parte, quando percebi que podia movimentar os braços”.


De lá para cá, adaptou sua rotina entre o trabalho e os estudos (é formado em administração de empresas) sempre de maneira objetiva e com muito bom humor. Quando pergunto se nesses anos todos não houve nenhum momento em que pensou desistir de tudo, ele responde com convicção: “Sim, durante os 2 segundos em que percebi que podia estar tetraplégico e preso a uma cama para sempre. Quando mexi os braços, mesmo sem a devida sensibilidade, vi que a história seria outra e a partir daquele momento teria que fazer minha opção dentro da vida que estaria destinado a levar: vivê-la em angústia, pelas limitações naturais que eu teria, ou aprender a ver o lado positivo de tudo isso. Foi o que eu fiz”. A velha história entre encarar o copo com água até a metade como meio cheio ou meio vazio. Cada um faz a sua opção!

Creio que foi isso que chamou minha atenção em relação ao Rodrigo. Nos cruzamos poucas vezes, é verdade, mas em todas ele sempre se saía com um comentário engraçado ou uma piadinha. No aniversário do Bruno, quando recusou a cerveja que o garçom insistia em colocar em seu copo, respondeu “Para, desse jeito você acaba me deixando bêbado. Já não tô nem sentindo minhas pernas...”


Isso é lição de vida. Por onde passa, Rodrigo deixa um rastro de luminosidade, mesmo sem perceber, e que faz dele um exemplo pra tanta gente que reclama de barriga cheia. Um mundo melhor se faz com melhores pessoas e melhores atitudes, um viva a estes Heróis Anônimos!

9 comentários:

  1. Caro Andrew, esta nova seção é uma bela iniciativa. Parabéns! O relato do Rodrigo é muito bacana. É mais um exemplo de força, pensamento positivo e determinação. Grande abraço e boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Oi amigo, adorei esta tag "Heróis Anônimos" pois são histórias de pessoas comuns batalhadoras e vencedoras. Muito interessante este primeiro exemplo. Bom passar por aqui e encontrar esta boa nova. Palmas para o Rodrigo e parabéns para você. Bjão

    ResponderExcluir
  3. Que linda história de superação e que vai servir de exemplo para muita gente. Você André, realmente é um espírito de muita luz!
    "O homem que supera suas limitações, também supera limites" - Foram os dizeres de uma camisa que me foi presenteada por um atleta por ocasião da última paraolimpíada de 2007, e que guardo com muito carinho.Bela iniciativa.

    Beijos perfumados no se coração e em todos os grandes heróis anônimos, como o Rodrigo.

    ResponderExcluir
  4. ótima idéia, vamos divulgar o bem que só nos faz bem! abraços

    ResponderExcluir
  5. Que grande exemplo para todos nós.
    Que alma maravilhosa que opta por continuar a viver com alegria e amor....tanta aceitação!
    Lindo o seu post....igual à sua alma.

    Beijinhos de luz

    ResponderExcluir
  6. Ola, André!!

    Que heroi!!!

    Parabéns pelo relato e Parabéns a esse homem de corogem e determinação, que soube alimentar o lado bom de sua história.

    Grande abraço.
    Paty

    ResponderExcluir
  7. Belo post tributo a Rodrigo Yoshida,a volta por cima,a superação,o exemplo de um guerreiro ser!

    Belo e intenso,meu bom André!

    Viva a Vida!

    Bração!

    ResponderExcluir
  8. Sem comentários...

    Conviver com esta pessoa é uma lição diária que me enche de pensamentos positivos e faz ver o lado bom, simples e puro. O Rodrigo é um cara que todos os dias me ensina alguma coisa e o melhor de tudo: Sem precisar falar nada!

    ResponderExcluir