1 de novembro de 2009

Heróis Anônimos: Ricardo Calmon



“A natureza sempre profundo me tocou, a ela a vida devo, com a água contato, em fechadas matas entrar até hoje, cachoeiras, rios, igarapés, lagos, praias, tudo da natureza seduzia e consolava, sempre refúgio meu foi, da solidão,do medo de porrada levar,do desamor,da tristeza,da depressão infantil aterradora por sofrer sem saber o que foi que fiz,sentimentos que sempre inundaram minha alma,pois parte fazem do meu corpo,de ser meu,da alma minha viva”. (R.C.)

Ricardo André Calmon nasceu em Manaus, na madrugada de 12 de novembro de 1946. Sua trajetória ao longo destes quase 63 anos é marcada por lições de amor, coragem e apego à vida, com passagens que vão do lirismo à tragédia. É por isso que tenho a honra de incluí-lo entre os heróis anônimos que fazem parte deste projeto.

Filho de mãe paulista, de Guaratinguetá, e pai capixaba (médico que a residência deslocou para Manaus a fim de atuar como cirurgião chefe e obstetra da Beneficência Portuguesa), Ricardo teve a infância traumática caracterizada por problemas físicos e a rejeição de seus pais. De pés curvos e fechados, que lhe permitia apoiar apenas o calcanhar e a ponta dos dedos no chão, tinha enorme dificuldade em caminhar, além de uma curvatura na coluna que o obrigava a usar colete de pano e espartilhos (não é preciso dizer que por conta disso era alvo de chacota e até de agressões por parte de seus colegas de escola). À época, diversos especialistas recomendaram intervenção cirúrgica para corrigir o problema, mas seu pai pareceu não se importar (até hoje, Ricardo calça 35/36). Ao contrário, o obrigava a ir a pé para a escola no período da manhã, enquanto seus irmãos estudavam à tarde e iam de carro com ele. Ricardo chegou a fraturar os calcanhares por 11 vezes.

Desde pequeno, hiperativo e elétrico, costumava cantarolar ao longo do dia, irritando pai e mãe que proibiam o uso de vitrola ou rádio em casa. Essa veia criativa e a inquietação natural fizeram com que sua mãe colocasse gotas de vinho do Porto na mamadeira para que fosse possível fazê-lo dormir, o que acabou por criar vínculo com as medicações, sem as quais Ricardo não conseguia dormir até por volta dos 40 anos. Quando comparecia às missas da capela hospitalar, sempre que o padre passava com o incensário, era comum sentir-se tonto, ficar roxo e desmaiar. Sua mãe, aos berros, o chamava de filho do demônio com o capeta e era comum apanhar em casa depois dessas situações, causando cicatrizes não apenas físicas, mas principalmente emocionais.

Foi ainda menino que Ricardo criou seu amigo imaginário, o indiozinho Peri, habitante da mata que passou a ser seu companheiro de aventura pelos rios e igarapés, além de tornar-se seu protetor e confidente (me lembra muito Calvin e seu amigo tigre, Haroldo). Foi a ele a quem Ricardo recorreu quando, triste por deixar sua terra natal e suas histórias, soube que a família se mudaria para o Rio de Janeiro, o pai eleito deputado federal.

Uma vez mais, Ricardo foi hostilizado pelos colegas de escola: seringueiro, bicho do mato amazônico e tantas outras provocações que invarialvelmente acabavam em briga. Seu mau desempenho em matemática fez com que fosse reprovado por 5 vezes na primeira série, o que lhe custou novamente surras e até colherada de pau na cabeça (!). veio então sua tentativa de suicídio: a mãe (hoje com 85 anos e com quem ele não fala há 22) achou por bem contar à namorada, por quem Ricardo havia se apaixonado, que ela estava se relacionando com um maluco. Ricardo desceu à praia, acendeu uma vela na areia e, ao voltar, a família reunida em torno da TV, fechou-se na cozinha para cortar os pulsos, ligar o gás do fogão e enfiar a cabeça no forno. Salvo, permaneceu em como durante 3 dias, sendo depois internado em uma clínica psiquiátrica para tratamento a base de eletrochoques. Ficou seis meses sem pronunciar uma única palavra.

Recuperado, teve seu primeiro emprego como contínuo na Cia. Estanífera do Brasil, servindo cafezinho. E daí em diante desenvolveu carreira na área de comunicações, passando por TVs e agências de publicidade, produzindo diversos programas (incluindo o primeiro programa sobre automobilismo para a TV brasileira, o 'Grand Prix') e tornando-se mestre em TV educativa (na Alemanha), além de professor de planejamento de propaganda e marketing na UFF fluminense. Na prática, superou toda e qualquer expectativa de quem via nele um ser desqualificado e sem qualquer pespectiva.

Ricardo costuma dizer que deu a volta por cima depois dos 50 anos. “Foi quando a vida descobri e soube que Quasímodo não era!”, diz ele. Casou-se com a professora Regina Victória, com quem teve os filhos Ana Paula, Mariana e Wilson. Hoje é avô da linda Luana e blogueiro de mão cheia, expondo suas ideais através do 'Viver é pura magia' , onde exalta a importância de valorizar os aspectos do bem e da vida, irmanando seus amigos e leitores na busca de um mundo melhor sem as fronteiras de raça, credo, países e continentes com as quais estamos acostumados. Foi por estas andanças pelo mundo virtual que o conheci, adorei sua forma de se expressar e principalmente o conteúdo que ele é capaz de gerar. Ricardo é um exemplo de superação e vitória, de quem já teve a vida presa por um fio e que por isso mesmo batalha em favor dela. Sua luta foi, é e sempre será para que o bem prevaleça.
Vida longa ao Ricardo e seu Viver é pura magia!

53 comentários:

  1. André, já te falei que adoro este projeto heróis anônimos onde você traz histórias comoventes de pessoas que fazem o Brasil.
    Adoro o blog do Ricardo e seus comentários sempre amorosos, otimistas e elogiosos. Não sabia da missa um terço, agora continuarei a admirá-lo mais e mais. Parabéns mais uma vez pela sua idéia, bjs
    Sempre sinto sua falta.

    ResponderExcluir
  2. Ola, Kyria. As vezes não comentar não significa que eu não passe por lá e dê uma espiadinha. A discrição sempre me acompanha. Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Nossa André que tragetória emocionante e que narrativa fiel fizeste. Connheci o Ricardo Calmon através do seu blog, sou seguidora dele e ele sempre aparece no canto, mas fiquei muito emnocionada com a historia dele e isso só fez crescer ainda mais a admiração.
    "Viva a Vida", como ele tão bem colocaria. bjs e bom feriado!

    ResponderExcluir
  4. André,
    Estou emocionada com seu texto, homenagem esta a um grande homem,poucos tem essa capacidade de se expressar e agradar.
    Muitas vezes questionamos os acontecimentos que aos nossos olhos parecem estranhos.A sincronia do universo é perfeita e nada se encontra fora do lugar,todo sofrimento é necessário pra o crescimento de um grande homem.
    Deixo aqui meu agradecimento a você por ter criado "Heróis Anônimos".E ter se lembrado do meu querido amigo Calmon.
    Um grande abraço.
    Indiana.

    ResponderExcluir
  5. André, o Calmon sempre foi assim, com mensagens curtas, às vezes muito "doidas", com palavras trocadas, que nos deixa loucos, mas certamente ele é a energia de viver, que hoje nos é revelado o porquê.
    Excelente post em homenagem a esse herói da vida.

    Abraçao,
    Barreto

    ResponderExcluir
  6. André,
    Quem diria..!! Encontrou um amigo nosso, de muitos..., no blog, para homenagear, em seu projeto... Parabéns!!, por retratar a vida de um VENCEDOR maravilhoso, que é esse nosso amigo.

    Eu nem poderia imaginar que Ricardo passou por tantas dificuldades assim... Sabia apenas que ele tinha uma deficiência, contada por ele mesmo a mim, que não o ajudava a escrever. Sabia, por meio dele, que sua mãe era de Guaratinguetá-SP, terra onde nasci e moro.

    Bem, como você mesmo disse no início desse post, Ricardo possui "apego à vida"... Ora...!!, penso eu, melhor apego do que esse para lutar e vencer, não há...!! Afinal, Deus está presente na vida... Os olhos de Deus é a vida na Terra... Para onde olharmos, podemos ver Deus, olho a olho...

    Ricardo pode ter nascido com o defeito físico que fosse, mas sua riqueza interior o fez crer numa vitória... Inteligente como só ele, se viu em companhia imaginária do PERI... Ou seja, venceu sozinho, com Deus no coração, sabendo fazer jus à inteligência que lhe foi dada...

    Ainda, Ricardo é uma pessoa bondosa, generosa, educada e gentil... Perfeito!!

    SALVE... Ricardo Calmon...!!

    Beijos,
    Ana Lúcia.

    ResponderExcluir
  7. Olá André, muito prazer! Que alegria encontrar em seu blog uma prosa de vida sobre a querida figura em que Ricardo Calmon se tornou pela Web para muitas pessoas, que ele e sua querida Vitória conquistam dia-a-dia. Eu o conheci na comunidade extinta do GO (Globoonliners) E ATÉ HOJE ELE CONTINUA ME ENCANTANDO com a Vida que se propõe a afirmar. Não conhecia essa parte tão triste de sua existência... Que bom para a Humanidade que ele venceu com esse exemplo de Vida. Um grande abraço e desde já, seu blog está no meu Blogroll.

    ResponderExcluir
  8. Uippp...!!!
    Que homenagem maravilhosa desse PEQUENINO GRANDE HOMEM !
    Nem sempre quem conhece o corpo conhece a alma!
    Nem sempre quem conhece o corpo do blog conhece a alma do blog.
    Depois de ler a história de vida de Ricardo Calmon...só posso gritar : VENCEDORRRRRRR...!!!E me sentir pequenina diante das dores que já vivi!
    Que post!!!
    Parabénssss...mensageirooo...!

    ResponderExcluir
  9. Olá Andre!
    Que história rica em vivencia do caro Ricardo.
    Grata por me fazer conhecer um pouco mais deste Herói.
    Abraço

    ResponderExcluir
  10. Que relato bonito e amoroso você fez.
    Adorei
    Beijos para você

    ResponderExcluir
  11. Se admiração já tinha por Ricardo Calmon, agora tenho venereção...

    Só pessoas iluminadas conseguem passar por tantos obstáculos da vida, e continuar pura magia, como ele continua...

    Uma históira de arrancar lágrimas nos olhos... Não de pena, mas de admiração e orgulho, por ver uma pesso se superar, e a despeito de todas as negatividades, sair vitoriosos e de bem com a vida!

    Parabéns pela bela homenhagem a esse homem/herói que tem a força dos deuses...


    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá André,
    Que linda homenagem a Ricardo Calmom, realmente um grande homem.
    Uma beleza de história de vida, e podemos dizer de alto e bom som.
    VENCEDOR!
    Parabéns.
    Um grande abraços

    ResponderExcluir
  13. Nossa, chorei! Me emocionei totalmente.O Ricardo calmon é sempre tão gentil e carinhoso em seus comentários. Ficamos amigos e nos visitamos mutuamente,mas, nunca imaginei que ele fosse fruto de pais assim, que bom que superou e hoje é realmente um herói de carne e osso,com emoções, sentimentos e muita ternura. bja

    ResponderExcluir
  14. André, agora entendo porque me apeguei no Ricardo, sem saber de nada do trajecto de sua meninice... Eu fiquei surda aos seis anos e, tive uma professora que me poderia ter dado mais apio, e, não o fez, e, para lhe mostrar que ser surdo não é ser diferente de mninguém, hoje, tenho dois livros publicados e faço de tudo um pouco, e, tal como o Ricardo, faço de minha vida, Pura Magia!...

    Adoro este homem, puro no falar, ele gosta de trocar palavras, de ser diferente, porque ele é mesmo diferente da maioria dos homens, é um ser de Luz e de Amor!...Um ser que se preocupa com o próximo, coisa que muito poucos, fazem...Assim; amei a sua linda homenagem a este Homem Anjo de ternura e de Amor! Lhe agradeço por tanto carinho de sua parte, na pessoa de meu irmão amigo, irmão em Deus, em Fé e em Amor...Enlaço você no meu abraço, cá de longe, longe no nosso Portugal..laura
    Eu lhe adoro ó moço Ricardo, lhe adoro, sempre...

    ResponderExcluir
  15. André, o que te dizer? Simplesmente FANTÁSTICO. Tua sensibilidde, tua homenagem, teu texto!!!!!
    Parabéns aos dois, Ricardo e André!
    Viva à Vida!!!!

    ResponderExcluir
  16. Olá, o Ricardo me convidou a conhecer este post, já gostava do blog dele, agora então conhecendo sua história de vida, nossa, faz a gente pensar em quantos heróis assim existem por aí, a servir de exemplo.
    Uma vida sofrida, mas apesar de tudo, ele soube dar a volta por cima e sair vencedor.
    Um exemplo para todos.
    Parabéns pela excelente postagem, abraços

    ResponderExcluir
  17. André, conheci o Ricardo por esta bendita rede de blogs, ele me disse que um dia eu conheceria sua história. como você a retratou de forma maravilhosa, até mesmo os sofrimentos você descreve de forma que nos faz sentir orgulho por ele ter vivido e vencido tudo, nada de pena, adorei esse blog e estou seguindo o também..abraços

    ResponderExcluir
  18. Sinceramente, estou sem palavras, André.
    A história emocionante do poeta Ricardo Calmon, me tocou no âmago d´alma.
    Se antes já gostava dele, hoje o admiro ainda mais. É um incrível exemplo de superação, e também da inquestionável existencia de uma força superior, que nos protege e guia.
    Ricardo Calmon veio ao mundo para vencer, para brilhar e encantar corações, tamanha sua grandiosidade, bondade e sabedoria.
    É um ser especial,abençoado, e dotado de muita luz.
    Envio muitos beijos perfumados ao Ricardo e a ti, pela bela iniciativa.

    ResponderExcluir
  19. Grande homenagem! Depois desta, só posso dizer que o Ricardo é de longe um vencedor, um ser humano surpreendentemente único e especial. Excelente exemplo para a sua ótima e providencial seção "Heróis Anônimos". Temos muitos por aí, escondidos... Abração!

    ResponderExcluir
  20. Olá,

    meu amigo Ricardo avisou-me da postagem, mas o link foi passado através de um gentil comentário no seu blog por outra amiga. Não conhecia este blog e esta série de postagens tão lindas e com um teor tão edificante para todos nós. Desconhecia também estes fatos tão tristes e pesados na vida deste homem realmente herói, que ao vencer os seus obstáculos nos auxilia a superar os nossos. Um vencedor e uma lição viva de vida para todos. É admirável a força e luz deste homem. Com certeza de hoje em diante, se reclamo de algo, será muito menos pela vergonha que me causará minhas fraquezas que serão consideradas até fúteis. Se a vida me ensinou a ser forte, hoje tenho mais motivos para ser ainda mais. Hoje a dona esperança raiou mais forte, colorida e luminosa, tamanha luz que através dele irradia e que por sorte, mesmo virtualmente, recebo grata e emocionada. Se antes o admirava, hoje muito mais. Na verdade, estes “heróis anônimos” por estarem mais próximos a nós fazem vislumbrar a real possibilidade e o alcance de um “ modus vivendi” melhor, de qualidade, realizável e concretizável. Muito obrigada pela oportunidade de ler esta partilha e pela felicidade transmitida, acrescentando e incorporando a minha própria, grande motivação e ânimo.


    Abraço e excelente semana!

    ResponderExcluir
  21. Oi André, obrigada por nos ajudar a conhecer melhor o Ricardo. É um grande prazer te-lo como amigo blogueiro, sempre foi muito amoroso em seus comentários.

    Abs e voltarei para conhecer seu cantinho melhor em outra oportunidade.

    Gi

    ResponderExcluir
  22. REtribuindo a visita! seja sempre bem vindo!
    bjs

    ResponderExcluir
  23. Obrigada pelo comentário Mensageiro, gosto de saber que você está por perto, assim como eu sempre estou aqui. Bjs

    ResponderExcluir
  24. André.

    Não conhecia o seu espaço, cheguei até aqui através do amigo Ricardo,agora serei seguidora desse espaço lindo.
    Pessoas como vc que nos dá oportunidade de conhecermos melhor nossos amigos virtuais,um post bem comovente de uma pessoa que tive a oportunidade de conhecer no mundo da blogsfera, mas que nunca imaginei que tivesse passado por tudo isso, obrigado André(meu amigo mais novo)por ter me dado essa chance de conhecer melhor esse gde amigo: Ricardo

    Para vc Ricardo!

    Fiquei muito emocionada ao ler esse post, jamais imaginária que vc tivesse passado por todos esses horrores,meu Deus como vc sofreu, fico aqui imaginando tudo o que vc passou, não estou conseguindo mais falar tamanha é a revolta que tomou conta de mim.
    Ricardo vc é um gde homem, vencedor, vc é especial, um anjo lindo que Deus nos presenteou.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  25. Voltei André!

    Agora é pra pedir permissão pra vc:

    posso publicar esse post do Ricardo no meu blog?

    Espero seu retorno, desde já

    agradecida.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  26. Muito prazer... André!
    Quanta honra poder lhe conhecer e tb conhecer mais um pouco do amigo Ricardo através de suas palavras.
    Tenho orgulho em ser seguidora do amigo e agora, sua tb!
    Parabéns!!!
    Abraços fraternos

    ResponderExcluir
  27. Querido André.
    Te visitando e deixando um grande abrao fraterno!
    Paz e bem!

    ResponderExcluir
  28. Meu Bom André,merci,pelo belo post,de vida minha acerca!
    Mui me honra tê-lo como amigo irmão!

    Viva a Vida!

    ResponderExcluir
  29. André, tem um selinho no meu blog "Entrelinhas" - Um pouco de mim em 05 revelações, que ganhei da amiga Maria José - Arca do conhecimento, o qual, repasso para ti, com carinho.
    Ótimo final de semana
    Muitos beijos iluminados

    ResponderExcluir
  30. Olá, mensageiro, tem um selinho em meu blo para vc. Bjs

    ResponderExcluir
  31. André, fico sem qualquer reação ao ler histórias de superação como a do Ricardo. Um ser humano como poucos e que infelizmente, ainda são minoria entre nós. Esta seção Herois Anônimos foi uma grande oportunidade para valorizar e compartilhar exemplos como o de Calmon. Viver é pura magia, taí algo que preciso experimentar mais vezes.
    Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  32. Ola, Amigo André, que faz jus ao codinome que usa: mensageiro!! Estou emocionada com esta história, a palavra afasio-me...

    Parabéns pelo projeto, idealistas são a esperança de prumagem deste mundão.

    Parabéns ao Ricardo e sua trajetória, que de triste transformou em pura magia, segredo da vida.

    Grande beijo
    Paty

    ResponderExcluir
  33. Olá André!

    Como algumas pessoas dos comentários acima, cheguei até aqui por indicação do meu querido amigo Ricardo, que conheci na blogosfera.
    Parabéns, André, tem um excelente blog! Já me tornei sua seguidora.
    Fiquei impressionada e emocionada com a história de vida do Ricardo.
    Quando nascemos ou nos tornamos deficientes, o apoio de nossa família é muito importante para a nossa superação. Precisamos muito de incentivo, de palavras de coragem, de carinho e de amor. Digo isto, pois após me tornar deficiente, o apoio de minha família(principalmente de minha mãe) foi fundamental para minha recuperação. Já meu querido amigo Ricardo, não pode contar com isso.
    Dizia Victor Hugo que:”o futuro tem muitos nomes. Para os fracos é o inatingível. Para os temerosos, o desconhecido. Para os valentes é a oportunidade.
    Ricardo é um homem valente, além de superar sua deficiência, precisou também superar a ausência de amor de seus pais. Além de não perder as oportunidades da vida, ainda as criou. Ele tem os atributos de um verdadeiro guerreiro: corajoso, sábio, humilde e sincero. Se eu já o admirava pelas belas postagens, agora o admiro ainda mais por transformar sua fraqueza em vitória!

    abraços
    Vera

    ResponderExcluir
  34. Meu querido Andre, não posso me ater em somente elogiar tua escrita, deixo aos meus colegas bloqueiros que certamente fazem isso muito melhor que eu.
    Preciso falar ao ricardo, que tudo isso que vim agora saber sobre ele
    me fez minimizar demais meus problemas. me mostrou a pequenez do que sofro.
    meu querido amigo ricardo...Realmente não és quasimodo nem nunca fostes.
    mas és um anjo ...
    Apenas foste gerado no utero de sua mãe, talvez por isso ela não lhe tenha tido amor.
    Desamorosa ela, mas sinto pena dela, abidicou de ser mãe de alguem maravilhosamente especial. A perdoe querido se não quer mais lhe falar, ao menos em seu coração a perdoe. Algumas pessoas não conseguem ver alem do que os olhos podem mostrar.
    Você a partir de agora, passa a ser meu exemplo de vida, meu encorajamento nas horas dificeis.
    Obrigado por existir e por compartilhar comigo sua história, que mesmo triste é linda...
    Que delicia querido poder dar a volta por cima e seguir em frente e ser feliz.
    Bjos parabens por sua força, por sua dignidade e por sua imensa vontade de viver.
    Bjos meu menino...
    Cuide-se bem...
    Estarei prestando atenção a ti...
    Não va fazer estrepolias.
    Amo-te.


    Querido André, me desculpe, mas não pude conter o desabafo nem as lagrimas.
    Lindo de viver o teu blog.
    Estarei caminhando sempre por aqui.
    Bjos ternos!

    ResponderExcluir
  35. Que emocionante! Conheci o trabalho do Ricardo essa semana e encontrei muita luz e conforto no que ele escreve. Aquele indiozinho com certeza era um anjo de Deus que lhe servira de balsamo! Agora o conhecendo melhor, através do teu post, tenho maior motivos para admira'-lo.
    A minha vontade agora é dar-lhe um grande e forte abraço - se estivesse no Brasil com certeza o faria!
    Léia

    ResponderExcluir
  36. Talvez Peri não fosse tão imaginário, mas, de repente, algo de dentro dele que o conduziu e o amparou , frente a tanta crueldade sofrida e, geralmente sofrida por pessoas que saem da média, e escrevo isso, não por conta do defeito físico mas da virtude psicológica.
    Mais ainda admiro o Calmon e também a você - pois reconhecer o valor das outras pesssoas é sinal de grandeza.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  37. André, o Ricardo é um amor de pessoa, conheci ele esta semana através da Conceição. Ele me indicou vir aqui. Lendo este texto, imagine que minha mãe trabalhou na Brascan e depois anos e nos na Estanífera do Brasil lá na Urca, depois foram para o Centro do Rio de Janeiro.
    Que incrível isso!!!

    Foi um grande prazer vir aqui lhe conhecer!

    É isso, amizade é assim, tambem costumo escrever para os amigos e por eles!

    Bjs

    ResponderExcluir
  38. Ricardo insistiu muito para que eu encontrasse seu blog, nos comentários do blog dele. Pedi o link e ele me mandou procurar nos comentários.

    Ainda bem que tenho intuição, e acredito nas pessoas, pq fiquei maravilhada, boquiaberta, dedoaberta...rsrsrs. E tbm, de quebra, conheci um blog ótimo, o teu.

    Parabéns por saber prestar um homenagem. É sinal de gratidão, sentimento que, sem ele, não podemos jamais sentir alegria.

    ResponderExcluir
  39. André, não resisti:
    http://walkyria-suleiman.blogspot.com/2009/12/anonimos-herois.html

    ResponderExcluir
  40. Que lindo isso André, me emocionei ao ler, já acompanhava vc dando uma espiadinha pelo blog da Pri e do Haroldo, hoje, peguei a cadeira cativa, vim visitar e acabei ficando...:)


    O Poder de superação!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  41. Post e série essa,amado amigo irmão André,me faz forte e empreendedor cada vez mais,da Vida Viver!

    Viva Vida!

    ResponderExcluir
  42. Olá.

    Quando recebi a visita de Ricardo em meu blog não acreditei que merecia, senti-me honrada e hoje acredito que sou alguém, mesmo que por vezes duvide de mim, parabéns pela homenagem a Ricardo Calmon, muito mais que merecida.

    Renata

    ResponderExcluir
  43. E eu aqui chorando, me sentindo infeliz....pelo amor de Deus, tenho mais é que levantar e dar muitas graças à Deus. ler isso tudo foi uma injeção de ânimo...era o que eu precisava.

    Beijos meus.

    ResponderExcluir
  44. Sabe... ver toda esta tragetória, até aqui , me fez acreditar ainda mais na amizade pura e desenteressada que pode existir... Eu conheci o blog atravez de um depoimento em outro blog e vim(fui) ao Viver é Pura Mágia e me encantei com o Blog e com o meu amigo Ricardo. Ele é apaixonante. Sim Apaixonante e está é a ínica palavra que se cabe dizer a uma pessoa tão iluminada quanto ele. Ele transmite o amor, a compaixão, a felicidade a cridade e dá importancia ao sentimentos(coisa rara tanto no real quanto no mundo virtual) Agradeço por poder fazer parte deste circulo tão precioso de amigos e admiradores... Um honra tê-lo como amigo... como um querido e amado amigo!!!
    Te admiro muito mais Rica!! E, ao dono do blog, parabéns por incluir um homem com tantas qualidades e com essa fibra que muito poucos possuem!


    Beijos no coração...

    ResponderExcluir
  45. Meninu Ricardo me trouxe aqui!
    E apenas me apraz dizer que são pessoas assim que me roubam o direito de sentir-me infeliz! Faço questão de cantar a vida e o amor, apesar de tudo!...
    Há bem poucos dias (por altura do Natal), alguém, entre outras coisas, me disse:
    - .... tu não sabes o que é amor....
    - .... tu vais morrer velha, seca e sózinha...
    - .... tu nem sabes da tua mãe...
    - .... etc....
    Eu sou feliz!
    Eu sei o que é AMOR!
    Eu amo a VIDA!
    Eu amo AMAR!
    Eu sou de 8 ou 80!
    Eu só sei escrever palavras felizes!...
    ... mas às vezes também escrevo as de raiva, mas essas são só p'ra eu ler!
    Eu te AMO meninu Ricardo!
    Você é uma mulher com muita sorte minina Vitória!

    E você André..., parabéns por seu espaço fantástico!
    Sou tua fã!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  46. ...Pela primeira vez, André, eu digo que 'estou sem palavras e que já disseram tudo acima'!...
    Mas vou tentar dizer algo meu, sim.

    Incomodava-me muitíssimo o fato de não saber exatamente o que se passava com nosso querido 'mininu' e vivia perguntando para amigos comuns, através de msn, mas não sabiam nunca responder-me ao certo.

    E esse querido mininu, então, por providência divina, creio eu, indicou-me hoje seu blog! Vim voando, pois sabia que aqui iria encontrar todas as respostas para minhas dúvidas, que tanto me angustiavam!!!

    Sabe? ele me fez prometer que não iria chorar, mas eu te pergunto: tem jeito???

    Emoção, indignação, sentimentos de revolta e ao mesmo tempo de admiração profunda e calada por essa criatura de Deus tão linda que é o Ricardo Calmon, é um pouco de tudo que me invadiu, ao ler seu "Heróis Anônimos"!
    Exemplo grandioso de superação pude constatar com sua homenagem a ele.

    Parabéns, amigo!
    Você tb é fantástico como ser humano.

    Um grande abraço!
    E obrigada por esse momento tão especial em minha vida.

    E VIVA LA VIDA, sempre...

    ResponderExcluir
  47. André, parabéns por essa homenagem ao Grande herói Ricardo que conheci através da visita dele no meu blog e passei a admira-lo pelos post tão sensíveis e admiráveis que faz, quando lemos é como uma magia, as palavras penetram na alma e passamos a sentir o conteúdo de cada escrita que ele faz, coisa tão rara nos dias de hoje. Ele é merecedor dessa homenagem sim e sua história é muito comovente que torna impossível não chorar ao ler tudo, mais que bom que deus o exaltou e fez desse sofrimento todo o GRANDE SER HUMANO QUE ELE È HOJE. Beijinhos

    ResponderExcluir
  48. André, assim como tantos vieram até o seu blog e aqui ficaram conhecendo a história do blogueiro a quem chamo(menino luz),essa foi a minha vez.Me emocionei até as lágrimas....
    Que lição de vida,de superação e de dignidade.
    Só agora entendo porque ele tanto diz" viva a vida", e realmente é isso mesmo.Graças a vida, por ter lhe dado Victória, os filhos e os amigos.
    Minha cabeça deu muitas voltas para entender "o indiozinho Peri", mas, agora entendo tudo.
    Sua sensibilidade ao falar sobre Ricardo me encantou.Vc tbm deve ser um ser iluminado..
    Quando quiser aparecer para tomar um cafezinho com pão-de-queijo(sou mineira,uai")é só acessar:http://emily1947.blogspot.com/
    Um beijo em seu coração....Emília

    ResponderExcluir
  49. Tenho a honra e o prazer de ter o amigo Ricardo como seguidor do meu blogue "Sonhos de menina".
    Fiquei fascinada desde o primeiro instante que visitei o seu blogue "VIVER É PURA MAGIA", porque ele é mesmo mágico.
    Desconhecia no entanto a sua história, e foi ao escrever um poema sobre a "Mãe" que o querido Ricardo me chamou a atenção para aqui.
    Estou emocionada, e apesar da distância geográfica, vivo em Lisboa, nunca estive tão perto de alguém.
    Obrigada por me dar a conhecer esta lição de vida.
    Um abraço fraterno
    Fernanda ( Fê Blue Bird)

    ResponderExcluir
  50. André, meus parabéns!
    estou aqui (tive a sorte de estar) por causa de Ricardo!
    Escreves bem demais e passo a seguir teu blog!
    Sinta-se muito bem vindo lá em meu cantinho, onde falo sempre OLHANDO DENTRO DOS OLHOS...lá exponho as minhas vedades, sempre cheia de energia!

    beijos!

    Bia Maia

    http://olhardentrodosolhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  51. Querido Ricardo,

    Já cá estou!

    Muito tenho aqui para aprender, ver, sentir...

    Obrigado amigo por me teres indicado mais um dos teus caminhos...

    Abraço

    Walter

    ResponderExcluir
  52. Uauu...to aqui juntando letrinhas pra dizer que seres MARAVILHOSOS...tive o prazer de ter o Herói mencionado em minhas folhagens,e quando o fui visitar de cara já gostei...lá tinha girassois...sou fascinada...essas florzonas tem uma luz única,sem igual...assim como nosso amigo Ricardo... e como você,pessoa de tamanha luz,usando teu espaço pra deixar marcado em nosso ♥,que viver é o melhor presente que podemos ter. Obrigada! Bjks doce no ♥,Andreza.

    ResponderExcluir
  53. Que belíssima homenagem!

    Amigo Ricardo, meu querido girassol

    Eu já gostei de voce, muito antes de saber a sua história. Sabendo, tive a certeza de que és uma luz na vida de muitas pessoas, inclusive na minha.

    Abraços da sua amiga Leila Rodrigues

    ResponderExcluir