19 de dezembro de 2009

O eu, invisível indivisível



O início do último decêndio de dezembro marca também o início da contagem regressiva para o ano novo, eterno encubador dos sonhos de renovação. Vale mudança de visual, fazer regime ou ir atrás de um novo emprego. Descobrir o amor, inscrição na academia, virar a própria mesa ("morre lentamente quem não vira a mesa quando está infeliz no trabalho, quem não arrisca o certo pelo incerto atrás de um sonho; quem não se permite, uma vez na vida, fugir do conselho dos sensatos" - Pablo Neruda). Jogamos nossas melhores intenções no novo ciclo que se abre e sabemos que, antes mesmo do carnaval, já teremos esquecido metade do que havíamos prometido para nós mesmos.

A desaceleração de dezembro, tendo em vista a expectativa do ano novo, nos permite recuperar um pouco do folêgo e prestar atenção ao que está a nossa volta. É como se dirigíssemos um veículo em alta velocidade ao longo de quilometros e quilometros e, ao diminuir, nos damos conta da paisagem exuberante que nos acompanha. Ela sempre esteve lá e nós, no ritmo alucinante que toma conta de nossas vidas, é que a apagamos de nossos registros. Mais adiante, quando sentirmos necessidade de aumentar a velocidade, ela novamente desaparecerá e dará lugar à névoa que permeia nossos pensamentos e atitudes, fazendo-nos voltar a ser o que sempre fomos. Essa é nossa natureza.


Aproveite seus momentos de lucidez, que haverão de desaguar no ano novo, para enxergar sua paisagem, ou os aspectos da sua vida que você costuma dar valor e que foram engolidos no meio do caminho. É o seu eu que pede passagem em busca das coisas que verdadeiramente lhe falam ao coração: um passeio pelo campo, um momento de meditação, um abraço amigo. Não importa o que seja, o que vale é estar alinhado com a sua verdade interior. Esforce-se para mantê-la acessa ao longo do ano e, ainda que haja percalços, faça com que a semente da boa intenção gere seus frutos. Você dissemina um pouco de você mesmo pelo planeta, no micro ou no macro ambiente, e faz o registro de sua passagem por aqui. São suas as pegadas que ficam.

E o seu eu, este invisível indivisível, seu amigo inseparável (mesmo quando você não está presente e não presta atenção na paisagem), agradece. Feliz 2010!

9 comentários:

  1. Olá! Adorei seu texto e concordo que a maioria esquece tudo que prometeu e o que pediu também.Eu já resolvi isso há alguns anos. Faço uma mandala e coloco tudo nela. Prego na parede e olho todos os dias.Minha esperança quando a renovo é sair dos movimentos repetitivos negativos,ainda caio nas minhas próprias armadilhas,mas, tenho consciência e busco meu eixo novamente, quando não consigo busco ajuda. Todo ano faço meus rituais, arrumo gavetas jogo as coisas velhas fora, faço doações, limpo tudo numa alusão a organizar as coisas dentro de mim o melhor possível.Estou amadurecendo aos poucos e aprendendo muito , principalmente com pessoas tão especiais como você. Desejo um Natal de alegria e paz junto dos seus. Obrigada, um monte de abraços,um bjão

    ResponderExcluir
  2. Bondade sua, Elaine... também desejo um natal com muita paz, e que 2010 lhe traga só alegria!

    ResponderExcluir
  3. My Friend! Dar uma pausa e desacelerar é preciso sim. Como é... Momento para refinar a sensibilidade e tocar o barco com mais qualidade! Grande abraço e bom final de ano!!

    ResponderExcluir
  4. My friend! paradinha básica pra recarregar energias e começar o ano a mil, bjsna familia neste Natal e ano novo, nos falamos!

    ResponderExcluir
  5. Oi meu amigo,

    passei para aqui ainda correria, quero te desejar um feliz natal e um ano novo repleto de coisas maravilhosas. um beijo enorme e muito obrigada pela sua amizade que faz toda diferença. Te vejo em 2010!!!

    ResponderExcluir
  6. Valeu, Cris, um 2010 cheio de contos neste canto inigualável! Bjs!

    ResponderExcluir
  7. como te dije...un año puede ser mejor o peor que el anterior, pero es un año mas en
    el camino de la vida... un año mas de experiencias, un año mas de
    deseos, un año mas de cosas vividas...
    te deseo lo mas lindo para el 2010, que llegues a tener todo lo que te propongas!
    bs.

    ResponderExcluir
  8. André,
    que o brilho da estrela guia ilumine todos os dias de sua vida e, que você consega através de suas ações, contribuir para a confraternização dos corações dos homens de boa vontade. Beijos

    ResponderExcluir
  9. André, lindo texto, como sempre.
    É tempo de desacelerar, descansar, fazer uma retrospectiva, refletir em busca de renovação, de novas metas e melhor aproveitamento das oportunidades.
    Desejo a você, meu querido amigo, um abençoado Natal, e Ano Novo repleto de sonhos, conquistas, alegrias, e realizações plenas.

    Beijos em seu coração benevolente e puro

    ResponderExcluir