7 de fevereiro de 2010

The Zoo



Um dos traços mais evidentes da estupidez humana chama-se Jardim Zoológico. Achei que tinha tido a boa idéia de aproveitar o sol da manhã deste domingo para fotografar por lá, mas percebi que locais como esse despertam questionamentos internos que superam, de longe, o prazer da foto. Tudo bem que o resultado em si é expressivo: belas imagens de animais exóticos, closes de lobos que, revistos, parecem ter saído de um livro, crianças e suas expressões de encantamento. O preço? Não é apenas o que marca a bilheteria.

Animais retirados de seu habitat natural e levados ao confinamento, sobretudo quando um bando de humanos idiotas se junta para admirá-los, sofrem. Duas situações chamaram minha atenção: a do tigre siberiano que não parava de andar de um lado a outro, como se estivesse em crise de stress, e da onça-pintada largada sobre a árvore, inerte, o olhar de vítima perdido no vazio. Uma tristeza, simplesmente porque o homem acha que tem o direito de aprisionar seres de outras espécies apenas para admirá-los, sufocando toda sua energia e prazer de viver.
Fico a imaginar o que aconteceria se seres de outros planetas pintassem por aqui, achassem a raça humana exótica e levassem alguns espécimes para expor em seu zoológico sideral (aliás, não seria má idéia se recolhessem os BBBs e os deixassem por lá). Se sentíssemos na pele a dor e a tristeza destas criaturas, mesmo bem tratadas pelo pessoal do Zoo, talvez pensássemos duas vezes antes de expô-las ao ridículo. E pra que? Para que nossas crianças tenham a oportunidade de ver um elefante de verdade, um tigre de verdade, um urso de verdade. Aqueles que estão ali podem ser tudo, menos de verdade. Tiveram sua alma roubada!
Podemos ensinar nossas crianças de outras maneiras, sobretudo com a tecnologia avançada que dispomos. O mais importante, na minha opinião, não é mostrar a elas o bicho ali, ao vivo e a cores, mas preenchê-las com valores que passam pelo respeito aos animais, incluindo sua liberdade.
Mas o que esperar de uma raça que não respeita nem mesmo seu semelhante ou a terra em que pisa? Pedir que não se empurrem para ver o leão, que não xinguem o rinoceronte porque está de costas ou que não se espremam entre milhões de câmeras digitais em busca do melhor ângulo?
Melhor passar a régua e começar tudo de novo...




19 comentários:

  1. Concordo com vc e, acredite nunca fui a um zoo,acho de uma mediocriedade tão gde do ser humano expor os animais assim, enjaulados,ficam a merce das pessoas, das fotos, enfim...vc falou tudo o que penso a respeito disso.

    Uma semana de luz pra vc.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Ana, ótima semana pra voce tambem!!

    ResponderExcluir
  3. A ciencia usa a justificativa da extinção de certos animais para a continuação deste tipo de abuso e por isso os animais são expostos em zoológicos para saciar a curiosidade – leiga e científica – do ser humano.

    Um beijo meu anjo.

    ResponderExcluir
  4. Concordo André! Deixar estes animais longe de seus habitats é um crime!

    ResponderExcluir
  5. Se evitar a extinção passa por privar estes animais da sua verdadeira essência de vida, FM, talvez eu, no lugar deles, preferisse a extinção. Uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  6. Vamos substituí-los pelos argentinos então, Marcinho! Rs...

    ResponderExcluir
  7. 100% de acordo! Eu e a Pri sempre tivemos esta percepção sobre o zoo. E olha que até repensamos sobre a questão e demos uma chance para levar a Luiza. Foi a pior viagem. "The zoo", só a do Scorpions. Abs!

    ResponderExcluir
  8. Na mosca, Harold, o título é a música!
    "We eat the night, we drink the time, make our dreams come true, and hungry eyes, are passing by, on streets we call the zoo!" Abs!

    ResponderExcluir
  9. Nossa, isso me entristece muito,tb não vou ao zoo porque me sinto mal,tenho dó,mas, na minha cabeça amigo, eu achava que os animais que estão no zoo são aqueles que foram tirados dos circos pelos maus tratos;das mãos de caçadores que vendem animais silvestres, vítimas de queimadas ou lugares devastados e que não tinham condições de serem devolvidos a natureza,pois não sobreviveriam. Eu abomino comércio e aprisionamento de animais. Moro próx ao Horto e vejo os macacos, tucanos, esquilos,aves,capivaras...todos soltos e livres,adoro vê-los assim.
    Bem, obrigada pelo emocionante comentário que fez sobre o Mendigo Eremita, confesso que tive vontade de chegar perto dele e conversar,mas tirei informações e me aconselharam a não chegar perto. Por um ano o observei da janela do escritório que trabalhava e também qdo eu estava na avenida e ele passava por mim. Nunca soube o nome dele nem ninguém, então o apelidei de Eremita;tinha também outros que interagiam entre eles;o peruca,o zezinho,o loginha...Montão de bjs

    ResponderExcluir
  10. É Elaine, infelizmente algumas especies nem passam por circo ou palhaçadas do genero. Um bjo!

    ResponderExcluir
  11. Obrigado por sua mensagem!

    Você
    tem idéia do quanto fiquei
    feliz ao receber a sua mensagem ontem?

    Saiba que você é uma pessoa que
    admiro muito, alguém realmente especial,
    e receber esta surpresa fez o
    meu dia muito melhor.

    A vida fica realmente iluminada
    quando se tem amigos como você.
    Tenha um dia feliz!

    beijooo.

    ResponderExcluir
  12. Olá André
    Concordo com você plenamente, esse animais por mais que as crianças gostem, deveriam estar em seu habitat natural.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  13. É isso aí Wanderley, o respeito em primeiro lugar. Um abraço!

    ResponderExcluir
  14. Nem tenho o que comentar. Belo post!
    Concordo em gênero, número e grau.
    Parabéns querido amigo

    ResponderExcluir
  15. Tem um Oscar pra vc lá no Felina Mulher...bjinhos.

    ResponderExcluir
  16. Bom Dia !!!!

    A Felicidade maior, está dentro de nós mesmos.

    O que satisfaz o nosso ego,
    que preenche este espaço chamado Felicidade,
    é saber que alguém é feliz só por saber que você existe
    e se faz presente em todos os momentos de nossa vida.

    Que seu dia seja repleto de conquistas e vitórias.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  17. Olá! Passei pra saber se está td bem. Gde abraço,espero o outro post rs...

    ResponderExcluir