14 de março de 2010

Quem quer ser um bilionário?


A revista Forbes aponta, todo ano, as fortunas pessoais que superam a marca de 1 bilhão de dólares. Em 2010 a lista dos felizardos foi encabeçada por Carlos Slim, dono da Telmex mexicana (a Claro, no Brasil) que desbancou o eterno Bill Gates, da Microsoft. A fortuna de Slim supera os 50 bilhões de dólares.


O Brasil conta com 15 bilionários na lista, empresários de gabarito que construíram suas fortunas em negócios de mineração e petróleo, bancos e fundos de investimentos ou no varejo. Juntos, respondem por mais de 80 bilhões de dólares em patrimônio e não faço nenhuma crítica nesse sentido, o céu é o limite - desde que sejam respeitados princípios éticos, fiscais e trabalhistas - no mundo capitalista e as oportunidades de negócio aí estão para quem souber aproveitá-las. O que fazem ou deixam de fazer com seus recursos é questão exclusivamente deles e de suas consciências, não minha.


A minha diz respeito ao abismo colossal que este país não é capaz de administrar: 15 indivíduos concentram capital suficiente para, de acordo com a faixa de renda média anual levantada em 2009 pelo Instituto Análise, cobrir o ganho de mais de 8 milhões brasileiros (6,5% da população economicamente ativa, cujo renda média anual remonta a R$ 9.780,00). Ou seja, distribuindo-se a riqueza acumulada equalitativamente por cada um desse bilionários tupiniquins, seu potencial econômico, como indivíduos, equivale ao trabalho anual de meio milhão de brasileiros. Uau!


Ótimo que existam níveis elevadíssimos de renda para que padrão, recursos e empregos sejam gerados. O capital, ao permitir o desenvolvimento econômico de uma nação permite, ao mesmo tempo, seu amadurecimento social e o traço cívico que enxerga, na sociedade comum, algo maior do que a simples condição individual. As empresas geradoras de riqueza tem a responsabilidade social de fomentar o desenvolvimento e a arrecadação de impostos é fundamental para isso. É necessário que o orgão controlador, no caso o Estado, crie instrumentos para obter e distribuir recursos, sempre de acordo com o potencial econômico de cada contribuinte envolvido. No Brasil, como é sabido, obter é fácil. Distribuir é que são elas.


Constamos na lista de países com as piores distribuição de renda, ao lado de potências como Namíbia e Serra Leoa (que manteve-se em guerra civil por mais de 10 anos). A razão é simples e permeia todas as nossas instituições: o desvio de recursos em benefício próprio, coisa que os Sarneys, Arrudas, Collors, Malufs, Dirceus, Lalaus, Edmars e tantos outros sempre souberam fazer com maestria. O sangramento, em todos os setores, contribui para a degradação das instituições que deveriam fortalecer o capital humano, a começar pela educação, passando por saúde e saneamento básico, até chegar em valores que, para grande maioria da população, não passa de sonho ou luxo. Na verdade não precisamos ir tão longe, basta que a mais básica das necessidades seja satisfeita (pausa: esse é o ponto em que retorno ao post depois de sair para levar minha filha; passo pelo fim da feira na rua Oscar Freire, é deprimente ver o que junta de gente para levar os restos).
Apropriar-se de algo alheio deveria ser motivo de dor, ainda que na consciência, destes párias que fazem do ganho fácil sua fonte de subsitência, traço cultural herdado de gerações e mais gerações de políticos nefastos que levaram a questão da exploração ao extremo. Constróem-se, desta forma, muros para sua exagerada existência - longe daquilo que se propuseram a fazer. É inadmissível que o que arrecadamos, inclusive através dos bilionários que fazem parte da lista da Forbes - se perca em bolsos, meias e cuecas! Ainda não desisti da idéia de colocar uma guilhotina em frente ao congresso para servir de aviso.
A dignidade de um povo passa pelo seu poder em rechaçar indivíduos que o agridem, seja em que sentido for. Que o fdp do Arruda seja apenas o começo.
Quanto ao bilionário, me contento com o solidário. Boa semana!

29 comentários:

  1. UAU!!! Esse post deveria ser publicado...há muito tempo não lia, de maneira tão objetiva, clara, e emocionante a nossa realidade sócio-política-econômica. Parabéns!
    Beijuuss n.c.

    www.toforatodentro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Te Desejo Nesta Semana...

    Paciência para as dificuldades
    Tolerância para as diferencias
    Benevolência para os equívocos
    Misericórdias para os erros
    Perdão para as ofensas
    Equilibrios para os desejos
    Sensatez para as escolhas
    Sensibilidades para os olhos
    Delicadezas para as palavras
    Coragem para as provas
    Fé para as conquistas
    E amor para todas as ocasiões...

    Que Você tenha uma Semana Maravilhosa!


    (Autor Desconhecido).

    beijooo.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo texto. A realidade brasileira é mostrada de uma forma clara e objetiva. Adorei
    Um abraço

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, Ana, otima semana pra vc tambem!

    ResponderExcluir
  5. Value, Wanderley, prazer em tê-lo por aqui. Gde abraço!

    ResponderExcluir
  6. Tens razão amigo, vejo tudo isso bem assim como você vê, e peço licença para acrescentar mais uma coisinha: no Brasil, rico que é rico, sempre acha um jeitinho de não pagar imposto, porquê? descubra e me conte, hehe. Pobre que é pobre, também não paga,(é claro, passa até fome o coitado). O que resta então? resta a classe média, um infeliz contingente que trabalha sufocado, sugado até as entranhas para gerar riquezas para uma turminha de gigantes, no berço esplêndido da corrupção! Distribuir riquezas? Aqui? Deixa prá lá. Amei o post. Um beijo grande.

    ResponderExcluir
  7. É verdade, Marli, os cars sempre dão um jeitinho de escapar do fisco. O que nao deixa de ser produtivo, uma vez que o dinheiro vai para as mãos erradas. No caso dos Bi isso já nao acontece, não tem como um Pão de Acúcar, uma CSN ou Imbev fugir do Leão. Ô paisinho sem vergonha esse... Bjos!

    ResponderExcluir
  8. Aqui no sul a gente costuma dizer: "cachorro comedor de ovelhas, só matando". Que maldade,hein, cala-te boca! tchauzinho amigo.

    ResponderExcluir
  9. Hoje vim deixar um presentinho, em forma de gratidão pelos seus post, pelo seu grito, planta semente da informação e vão germinando em nós. muito obrigada.Espero que gost do meu carinho ...


    O sal da Terra
    Roupa Nova
    Composição: Beto Guedes

    Anda, quero te dizer nehum segredo
    Falo nesse chão da nossa casa
    Vem que tá na hora de arrumar
    Tempo, quero viver mais duzentos anos
    Quero não ferir meu semelhante
    Nem por isso quero me ferir
    Vamos precisar de todo mundo
    Pra banir do mundo a opressão
    Para construir a vida nova
    Vamos precisar de muito amor
    A felicidade mora ao lado
    E quem não é tolo pode ver
    A paz na Terra, amor
    O pé na terra
    A paz na Terra, amor
    O sal da Terra
    És o mais bonito dos planetas
    Tão te maltratando por dinheiro
    Tu que és a nave nossa irmã
    Canta, leva tua vida em harmonia
    E nos alimenta com teus frutos
    Tu que és do homem a maçã
    Vamos precisar de todo mundo
    Um mais um é sempre mais que dois
    Pra melhor juntar as nossas forças
    É só repartir melhor o pão
    Recriar o paraíso agora
    Para merecer quem vem depois
    Deixa nascer o amor
    Deixa fluir o amor
    Deixa crescer o amor
    Deixa viver o amor
    (O sal da terra)
    com carinho
    Hana

    ResponderExcluir
  10. Obrigado, Hana, estava até ouvindo 'ten years after' e dei um break pra ouvir Beto Guedes. Um primor de música!

    ResponderExcluir
  11. Excelente seu artigo, vamos divulgá-lo e fazer chegar nas pessoas certas.Um abraço!

    ResponderExcluir
  12. Excelente Post. Idéias objetivas e amadurecidas. Contundentes e tristes conclusões.
    Também admiro aqueles que enriquecem com esforço próprio e dignidade.
    Quanto aos outros são apenas outros. Infelizmente muitos pagam um alto preço pelos desvarios e irresponsabilidades de poucos mas ainda acredito no trabalho da formiguinha.
    O trabalho boca a boca, mudanças pequenas de atitudes de cada um, dia após dia.Quiçá um dia farão A diferença.
    Esperança e trabalho meu amigo, bjs.

    ResponderExcluir
  13. Sabe o que me faz sempre voltar a seu blog, ainda que não comente, ou ainda que não leia jornais nem assista televisão?

    É o seu constante voo pra libertação. Toda sujeira, toda sacanagem e toda malandeagem que vc aponta, sempre tem um final feliz....rsss. Verdade. Vc sempre mostra que ainda somos humanos, e que vale muito a pensa viver pelo que acreditamos.

    Muito bacana isso.

    Agora...Namíbia....pesou...rsss.

    ResponderExcluir
  14. Isso, Ivana, vamos botar pra quebrar e fazer cabeças rolar, iêiêiê, o Sarney que se cuide!

    ResponderExcluir
  15. Puxa, Wal, obrigado por suas palavras. Confesso que já nao acredito no ser humano e não vejo outra soluçao que seja zerar e começar tudo de novo. Nós, do bem, pagaremos a conta como sempre. Quanto a Namíbia, não há exagero: a diferença de renda no Brasil e lá é a mesma, dá pra acreditar? Gde beijo!

    ResponderExcluir
  16. Sabe André , ao ler seu texto aqui , cheio de informações importantes me sinto sinceramente ignorante prá pensar e avaliar o que é ser um bilionário!O dia a dia deles...hum...num sei.
    Fico pensando em como será legal ser "Milionária" conseguindo através do meu trabalho,planejar e gerar renda prá muita gente - esse sonho me enche de alegria!
    Como O equilíbrio tem sido minha vela mestra acho que eu não conseguiria ser "bilionária", pois ;eu prefiro ser feliz!
    bjo grande
    quanto ao livro que falei ... vale apena viu!

    ResponderExcluir
  17. Falando nisto mensageiro amigo, não se esqueça o café mineiro com pão de queijo e bate papos com direitos a vários " trens" e"uais". Continua convidado viu? Bjs

    ResponderExcluir
  18. É a primeira vez no seu blog e adorei..adorei ler a lucidez com que observa e comenta o Brasil.
    Eu sou portuguesa e estive no Rio há cerca de 3 anos e vim de lá com uma ideia mitigada...se é obvia a beleza natural da cidade, do país e as suas gentes, não pude ficar alheia ao que vivem os brasileiros no dia a dia...o contraste entre pobre e rico é avassalador.
    É gigantesca favela colada a condomínio fechado...
    É rico que frequenta clube e bebe champanhe passando pelo menino de rua com fome sem mesmo um olhar para ele...
    È homem rico que se aproveita de menina linda e pobre...
    Não consigo fingir que não vi e dizer que o Rio é a cidade maravilhosa...
    Sem dúvida que foi abençoada por Deus a nível da natureza, mas o Homem pelo seu egoismo esqueceu-se de olhar em volta e redistribuir.
    Sem dúvida que esses bilionários poderiam ser um pouco mais altruistas e solidários...

    Mas também pode ser esse contraste de gentes e vivências qe faz dos brasileiros, apesar das dificuldades, o povo mais batalhador e alegre que eu conheço e com quem adoro estar!

    vou ficar atenta ao seu blog!;)

    ResponderExcluir
  19. Se houvesse um pensamento comum nesse sentido, Sil, tudo ficaria mais facil. Ganhar milhoes para poder distribuir faz todo o sentido, te encehe de alegria e proporciona a mesma alegria a tantos que tem necessidade. Assim fazemos um mundo melhor!

    ResponderExcluir
  20. Poide deixar, Kyriazinha, quando pintar uma oportunidade te aviso (e com antecedencia pra deixar o pão de queijo quentinho, hehe). E enriquecer é saber que existem outros que podem ser ajudados tambem,m né? Esse éo verdadeiro valor da riqueza!

    ResponderExcluir
  21. Obrigado por sua visita, Isabel, seja sempre muito bem vinda. Seu olhar capta a essencia do Rio e de tantas outras cidades brasileiras, onde o espirito exploratorio e individualista se fez presente e criou tamanho contraste em um cenário de inigualável beleza. Uma pena mesmo, porque ficamos com o invólucro encantador, enquanto o conteúdo apodrece. Um beijo do outro lado do Atlantico!

    ResponderExcluir
  22. Adorei a objetividade. Tá tudo aí na cara! Deveria mandar o texto para os jornais. Merece ser publicado. Montão de bjs e abraços amigo, voc~e é demais!

    ResponderExcluir
  23. Para com isso, Elaine... rs Demais é a maneira que voce compõe seus textos em dó, ré e mi, sai cada coisa de lá ó... Bjs e bom final!

    ResponderExcluir
  24. Nossa já vi tanta coisa parecida..."prefiro não comentarrrr"...senão escrevo outro post aqui, ...deixa pra um dia que eu tiver bem inspirada e colocar lá no blog, algumas passagens de DF(Brasília), mais aí, precisarei de um bom advogado de defesa...rsrsrs

    Adorei...o final quero ser mais e mais solidária e desfrutar desta vida com muita saúde, o dinheiro...só mesmo pra pagar as contas e viver, viver, viver!...

    Passando pra deixar um bjo e bom final de semana!!:)

    ResponderExcluir
  25. ...Quantas verdades nessa publicação- enquanto pode-se contar nos dedos os ricos desse pais, (um pais que recebeu de DEUS a abundância em suas riquezas naturais) uma multidão incontável começa o dia sem saber como alimentar os filhos (sem grama, sem emprego e com seus direitos roubados)... enquanto aqueles que deram o sangue num trabalho árduo por quase toda a vida, para o crescimento do pais- esses estão a esperar dos céus que lhes pagem o que de direito ( como eu, que estou há sete anos, a espera do desfecho de um processo de revisão de aposentadoria, já ganho na justiça mas, que não sai do papel, sei lá por culpa de quem...
    É isso aí- parabéns por este espaço.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  26. Obrigado pela visita, Maria. São estas pequenas coisas - como ter uma aposentadoria retida -que fazem toda diferença. Eles lá se esbaldando, nóis aqui sifu... Isso tem que acabar, nem que seja necessario zerar e começar tudo de novo. Um beijo!

    ResponderExcluir
  27. Andrea, pode contar comigo pra te defender! Bjos e bom final tebem

    ResponderExcluir
  28. Olá grande Andre,
    Bom dia! Não vá se empanturrar de chocolate. Todo exagero é prejudicial. Obrigado por teres visitado nosso espaço. Quanto a possibilidade de virus informo-te que todos os nossos arquivos postados (imagens, textos, desenhos, etc.)são varridos por programas eficientes como o Spyware Terminator e Avast, dentre outros. É a primeira notícia que tenho deste tipo. Vou ficar atento e fazer consultas ao pessoal especialista. Mantemos contato. Grande abraço no dia do Cacau. Leonam

    ResponderExcluir