26 de junho de 2010

Todos ligados na mesma emoção (quando interessa)

É copa do mundo. O clima festivo encerra, na ordem mundial do evento, a integração planetária em nome do popular, levado às últimas consequências nos âmbitos esportivo, tecnológico e mercadológico. Não necessariamente nesta ordem porque ao final, independentemente de quem se sagre campeão, Adidas, Puma, Nike e especialmente a FIFA saem como grandes vencedores, engordando as já polpudas somas depositadas em seus cofres. Nós, os aficcionados, alimentamos o vício, deleitamo-nos com as imagens que em menos de 30 dias farão parte do passado e abrirão novamente as portas da rotina.

Enquanto isso não acontece, o clima que toma conta do país é dos mais contagiantes. As ruas se revestem de verde e amarelo, o troar das vuvuzelas soa como música. É o desejo comum que une brasileiros pela 'causa'. Como pregava o hino da copa de 70, criado sob os auspícios da ditadura militar que via na conquista da copa a oportunidade para consolidar a imagem do regime, "Todos ligados na mesma emoção, tudo é um só coração". Estimule as massas, faça-as parecer participativas e sempre terás controle.


Tudo é festa em dia de jogos do Brasil. Clientes abraçam garçons em bares, executivos saúdam, com entusiasmo atípico, porteiros e manobristas. "Dá Brasil hoje, doutor?" - "Na cabeça!", o doutor responde, polegar estendido e o sorriso torto. A troca é clara e o funcionário sorri para si mesmo, satisfeito por ter tido um segundo de atenção de seu empregador, de quem nem obrigado escuta no dia a dia. O 'efeito copa', entre outros, é esse. Nos torna parte de um mesmo ideal, nos leva a deixar diferenças de lado em nome da conquista, relegando a prática de ignorar o semelhante em segundo plano (principalmente quando se trata de indivíduos em condições econômicas ou sociais inferiores). Na copa do mundo somos todos irmãos.



Em duas semanas não haverá mais copa, muito menos o sentimento que cria essa identidade nacional. Virá o Natal, viveremos algo parecido e entraremos o ano novo já desprovidos da sensação. Esse é o movimento, o retorno aos interesses individuais circunscritos na própria insignificância e opostos aos desejos da comunidade. É o caminho natural dos políticos corruptos, dos mandatários inflexíveis, daqueles que se voltam para o próprio umbigo e trabalham, em última instância, em benefício próprio e dos seus. É o caso de Geddel Vieira Lima, ex-ministro da integração nacional no governo Lula durante 3 anos.


À frente do ministério, Vieira Lima destinou quase a metade da verba para prevenção de catástrofes naturais (como as enchentes que tristemente tomam os estados de Pernambuco e Alagoas nestes dias, com nada menos do que 154 mil desabrigados e cidades totalmente soterradas) para o seu próprio estado, a Bahia. Pernambuco, pasmem, levou menos de 4% e Alagoas ficou sem nada. Nada! Coincidentemente, Geddel Vieira Lima é pré-candidato pelo PMDB ao governo da Bahia. E do ponto de vista prático poderíamos até levantar a questão da razoabilidade do ato, já que o estado, sabe-se lá, poderia mesmo necessitar de mais verba. De 2003 a 2009, como noticiou hoje a Folha, a Bahia apresentou 431 casos enquadrados na condição de catástofre naturais. Pernambuco 542. A  questão já havia sido levantada no início do ano, quando da tragédia que se abateu sobre Angra, e absolutamente nada foi feito. Agora, em escala emergencial, o governo federal libera verba para a região. E o bom e simpático Geddel segue em sua trajetória política.


É evidente a ação de favorecimento do homem quando há interesses outros em jogo. Um ministro de integração nacional, que teria por obrigação olhar para o país como um todo (a própria denominação diz, 'nacional'), provilegia seu estado porque sabe que beneficiará sua carreira, a despeito de tantos outros que serão prejudicados em função de seu ato. Ô raça filha da puta essa que domina nossas instituições!


O Brasil é um antro de crueldades neste sentido, mas o conceito pode ser facilmente estendido ao mundo: imensos estoques de alimentos espalhadospor países desenvolvidos enquanto outros, em condições adversas, tem suas populações passando fome; empresas 'escondendo' mercadoria para que seu valor de mercado suba (comum com commodities, como grãos) e aumente seus lucros; deturpação de conceitos como o não reconhecimento ao acesso à água como um direito humano (siga o link), como o Brasil teve a proeza de fazer no ao passado, na Turquia, durante o 5o. fórum mundial sobre água.

A igualdade não é, de fato e direito, para todos. Vale apenas quando interessa.

16 comentários:

  1. O tempo passa e continuamos perplexos e mudos diante de acontecimentos antigos, repetitivos, indignantes e a maioria convida para levar "a bola prá frente que atrás vem gente". Bjs

    ResponderExcluir
  2. ojala la igualdad se aplicara siempre y no en ocaciones,
    ojala no existiera el hambre, ni la guerra,
    ojala no existieran las injusticias,
    ojala en las calles siempre se respirara el mismo aire que se respira en navididad y año nuevo,
    ojala no sean necesarios los campeonatos de futbol para que las calles de cada pais se vistieran de colores...
    oajala...

    pero la realidad es otra, y esta en nosotros tratar de superarnos dia a dia para hacer de este mundo, un lugar mejor para vivir.
    porque la calidad esta en relacion con el deseo... y si deseamos mucho, tal vez los "ojalas" se transformen en realidades.

    ResponderExcluir
  3. André.....contradições planetárias ou mundanas de arrepiar....bjssssssss, uma óptima semana para você.

    ResponderExcluir
  4. André, fui lendo seu post e me empolgando....rs
    De verdade? Acho que o Brasil é um povo, como disse Arnaldo Jabor, pobre de espírito. Covarde. Um povo que não vai à luta e se contenta com as migalhas que o governo joga. Não temos coragem de colocar ordem no congresso; coisa que temos o direito. Povo que não sabe EXIGIR o que é seu e se distrai facilmente com uma partida de futebol, uma lata de cerveja, uma escola de samba ou um presidente que acha luta barril de suor para sediar a cipa do mundo...afffffffffffff.....e a gente acha lindo e pensa : é porque Deus quis....

    Então tá, vamos deixando assim até que não tenhamos mais o que reinvindicar, pq tudo nos foi tirado; para não dizer: roubado.

    Nossa...alterei....rs

    beijo e boa semana!

    ResponderExcluir
  5. Em todo o lado é igual, porque o ser humano é sempre o mesmo em qualquer lugar do mundo.
    Um excelente post para reflectir.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  6. My friend, como sempre, passo por aqui e me deparo com suas ótimas reflexões. Este clima de copa é mais um momento do "me engana que eu gosto" em nosso país, por que não dizer no mundo. Mas especilamente aqui, terra onde as coisas acontecem por baixo dos panos, repleta de políticos cânceres que decidem por seus próprios interesses e absolutamente sem critério, vimos o que vimos na AL e PE. Vieira Lima, mais um para o time da guilhotina!
    ABS!

    ResponderExcluir
  7. excelente! sinto da mesma forma

    bjs meu amigo

    ResponderExcluir
  8. Olá
    E assim caminha a humanidade.....
    O que acontece a um acontece a todos, e ninguém acorda se o seu próprio umbigo não é atingido. No entanto, assim que passa o momento dramático, tudo volta ao esquecimento.
    Abços,

    ResponderExcluir
  9. Meu queridérrimo irmão,diante dessa terra brazilis,e tantos absurdos,nos falta um dicionários próprio específicifico,esclarecendo determinados vocábulos:
    liberdade
    igualdade
    parlamentar
    justiça para todos
    pão
    igualdade racial kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    cotas raciais povo é gado???

    bzus meu cronista da verdade dessa brazilis terra!

    Viva La Vida

    ResponderExcluir
  10. Pior q é bem isso q acontece ne??
    Citei um trecho la no meu blog... pode ne???
    Veja la depois!

    ADORO esse blog!!!

    ResponderExcluir
  11. Depois da triste derrota para a Holanda, o que nos une agora é a tristeza e a desilusão. Seguiremos cabisbaixos a nossa rotina, pelo menos até o final dessa Copa. E daqui alguns dias, voltaremos a nos unir na esperança de que em 2014, sediando o próximo mundial, sejamos campeões (será?!).

    Belo texto, cheio de verdades! São uns grandes FDP esses dirigentes do nosso país, com certeza. Adorei!

    BjO*

    ResponderExcluir
  12. O país triste,pois a venda dos olhos caiu e temos que voltar a realidade. Os jogadores continuarão ganhando rios de dinheiro,a copa do mundo também e o dinheiro não será dividido entre os mais necessitados,continuará restrito a quem já tem muito.Deplorável! O mundo consegue se organizar e fazer render mares de dinheiro,mas, não tem amor pra dividir. A fome continua... Montão de bjs e abraços

    ResponderExcluir
  13. Ola André!!

    Saudades sua!!

    A triste, nua e crua realidade.

    Beijo Grande
    Paty

    ResponderExcluir
  14. Meu bom e querido escriba,pelo visto mundinhu esse nosso todo,com sôdades docê estão affMaria,vai ser fuefo assim lá no viver é pura magia!

    te amplexo

    viva la vida

    ResponderExcluir
  15. Passei pra saber se está tudo bem e ver as novidades. Desejo um restinho de semana maravilhosos pra você amigo,volta logooooo! Montão de bjs e abraços

    ResponderExcluir
  16. Amigos, obrigado pelo carinho e lembrança! Estou em um período meio complicado de trabalho, mas assim que der volto por aqui. Elaine, Ricardo, Pati, bjs a todos!

    ResponderExcluir