3 de fevereiro de 2011

O AMOR NOS TEMPOS DO CÓLERA

Tomo emprestado o título da obra de Garcia Marquez para expressar a natureza humana e suas nuances, muito embora o cólera em questão, que se refere ao aspecto da enfermidade, sirva apenas como contraponto. São lapsos que podem suscitar dúvidas sobre o verdadeiro valor de nossa essência, colocando por terra tudo aquilo que cultivamos como princípios e verdades. Mas, como diz o próprio nome, são apenas lapsos.

Procuramos fazer de nossa passagem por este planeta (seja porque somos incumbidos desta missão, seja porque assim desejamos) trajetória que se alinhe com nossa essência e os princípios pelos quais vivemos. Isso é básico e eterno, não muda. Por exemplo: um ser essencialmente humano vibrará de maneira a auxiliar no crescimento de seu semelhante, mesmo que vez ou outra se desvie de seu caminho (o chamado lapso, que como pedra dificulta seus passos, podendo até levá-lo a uma estrada desconhecida. Cabe a ele, por sua essência, reencontrar seu caminho e fortalecer-se em seu desejo original).

Pode parecer distante, mas isso ocorre conosco todos os dias. Por vezes nos vemos envoltos em lapsos que não traduzem nossa verdadeira essência, e que de uma forma ou de outra nos levam a caminhos que não desejamos percorrer. Como a estrada é longa e a jornada eterna, sempre há um meio de reestabelecer o equilíbrio, por mais difícil que possa parecer. Não importa o tamanho do buraco ou o estrago que ele causa: há um elemento que permite encontrar forças para que a essência seja sempre reestabelecida.

Esse elemento é o amor. O amor em sua instância mais ampla, na incrível experiência de ser emanado para tudo que nos circunda. O ato é avassaladoramente potente, rompe barreiras e deixa de lado distúrbios de menor ordem. Às vezes é dificil fazê-lo, principalmente diante das dificuldades do dia a dia, mas a insistência e a fé tornam a experiência única, sou a mais recente testemunha. Ame tudo a sua volta: pessoas, livros, animais, flores, cheiros, fotos, praças - expresse, olhe e diga que ama, você operará verdadeiros milagres. O amor que vai é o amor que retorna, seja na forma que for.

Orai e vigiai. E amai.  

8 comentários:

  1. como sempre belas postagens!!
    bom final de semana pra vc viu!!

    Bjao

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    "...olhe e diga que ama, você operará verdadeiros milagres."
    Parabéns pelo texto. É verdade, há sempre um jeito de recuperar o equilíbrio. A questão é descobrir esse jeito. Mas você já deu a dica: "Orai e vigiai. E amai."
    Bjssssssss

    ResponderExcluir
  3. BELO E INTENSO,MEU BOM ANDRÉ, ORAÇÃO POST ESSE,LEREI VÁRIAS VEZES,LÁ NO ESTALEIRO,DIA OITO DE FEVEREIRO,YESSSSSSSSSSSSSSSSSS

    VIVA LA VIDA

    ResponderExcluir
  4. Ola, Amigo André!

    Q lindo post!!

    "Como a estrada é longa e a jornada eterna", amemos para que o caminhar seja prazeroso e bom para todos.

    Grande beijo!
    Paty

    ResponderExcluir
  5. Cris, obrigado, um otimo domingo de sol pra voce tambem!

    ResponderExcluir
  6. É isso aí, Marli, sempre temos em maos os instrumentos necessarios para definir nosso caminho e dele fazer um movimento de aor e comunhao. Bjos!

    ResponderExcluir
  7. E que ele te traga sempre fé e esperança, meu brother Rick, vida longa à jornada!

    ResponderExcluir
  8. Tks, Paty, que seu caminho seja sempre iluminado e florido!!!

    ResponderExcluir