15 de março de 2009

Steps

Certa vez, quando indagado como empreendera uma jornada de 2.000 quilometros a pé, Buda sorriu e respondeu:

"Foi fácil. Apenas dei o primeiro passo".

Três pontos a considerar:

1. Não importa o quão ousado seja seu projeto ou objetivo. Se você não der o primeiro passo em sua direção, jamais irá atingí-lo. Podem ser milhões de passos ou apenas algumas centenas, não importa. É a iniciativa em fazer o primeiro movimento que conta. Ouse, liberte-se! Ainda que haja um caminho tortuoso pela frente mova-se, pois nada é capaz de suplantar o poder da vontade, nem mesmo os olhares tortos daqueles que não acreditam em você.

2. Depois do primeiro passo o segundo, terceiro e assim por diante. A vida é uma sequência de passos e de nada serve ater-se aos que ficaram para trás, assim como aos que ainda estão por vir. O mundo pertence a quem se atem ao presente, não a quem chora o passado ou teme o futuro. Viva dia após dia.

3. Não se atinge a plenitude sem passar pelo amadurecimento, que só vem depois do entendimento, que por sua vez nasce depois do desabrochar. Chegamos onde devemos chegar no devido tempo, sem apressar ou queimar etapas, como insistimos em fazer quando algo não é do nosso agrado ou quando atrapalha nosso
projeto. Sequer percebemos que aquele obstáculo, por assim dizer, estava ali com algum propósito.

A natureza é sábia em seus miraculosa composição. As fotos da orquídea, por exemplo, foram tiradas com intervalo de dois dias. Não é de encher os olhos?

Saber esperar é uma virtude. Acreditar na espera,uma dádiva.

4 comentários:

  1. É isso mesmo André, é o sábio ditado de quem espera, sempre alcança. Lindas fotos, adoro orquídeas! Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Grande Mensageiro, tinha dificuldades para planejar meus passos, acho até que atropelei etapas. Estava longe do ideal. Mas vem o amadurecimento e fica mais fácil perceber que cada coisa tem o seu lugar, tudo tem o seu tempo...Esperar e deixar fluir é realmente essencial para a vida.Abraços!

    ResponderExcluir
  3. A gente demora mesmo pra perceber o poder de deixar as coisas fluirem. Queremos manipular o tempo à nossa volta, os caminhos que criam as etapas passo a passo. E então descobrimos que eles se constróem sozinhos, desde que estejamos atentos e tomemos as decisoes mais sábias

    ResponderExcluir
  4. Iniciativa e paciência...conciliar esses dois é muito difícil.
    Ao mesmo tempo que o primeiro passo é necessário, não podemos atropelar os seguintes.
    Li ontem e fui refletindo para a aula (para não dizer na aula).
    BRAVO André!

    Dani

    ResponderExcluir