29 de abril de 2009

Fome: uma questão de consciência


O Bloggers Unite é uma espécie de comunidade que congrega blogueiros ao redor do mundo para discorrer sobre temas específicos, sempre em nome de uma boa causa. O propósito deste 29 de abril, dia do aniversário da minha filha Julia (parabéns, Cuca!), é levantar vozes a fim de alertar o mundo para seu maior - e mais crônico - problema : a fome.

Não tenho dúvidas de que este é o mais sombrio e cruel mal de todos os males que assolam a humanidade. A meu ver, tudo se resume à questão que já levantei em outras oportunidades: a falta de consciência humana em relação a seu próprio semelhante. Uma raça que age desta maneira, sem se importar com o destino de seus irmãos, estabelecendo prioridades outras que sobrepõe a questão da fome, como o avanço tecnológico ou o entretenimento, está fadada ao fracasso. Como é possível pensar em estoques de alimento ao redor do mundo, concentrados nos países mais ricos, enquanto pessoas morrem de fome em regiões menos desenvolvidas? Estima-se que, mesmo nos Estados Unidos, metade das populações de descendência africana e latina vivam sob o estigma da fome. Há uma passagem em O último mensageiro (Abel expõe suas idéias sobre a questão enquanto caminha com Putu pela praia de Kuta) que retrata o tema da seguinte forma:

"- A FAO estima que algo próximo a seis milhões de crianças morrem a cada ano nesse mundo de Deus porque lhes falta alimento ou por doenças decorrentes da subnutrição, o que não deixa de ser a mesma coisa. E sabe o que nós fazemos? Produzimos armas, bombas, cigarros, lixo tóxico, tintura para cabelo e tantas outras baboseiras em nome do progresso. Que espécie de progresso é esse, afinal? "


O compromisso só será diferente a partir do momento em que a consciência humana atingir outro nível, nível este que eu, particularmente, não acredito que se dará nessa passagem da raça sobre o planeta. Paradigmas deverão ser quebrados, diferenças deverão ser superadas para que o movimento para varrer a fome do mundo se concretize. Para isso, só zerando e começando tudo de novo...

5 comentários:

  1. Há tempos não passava por aqui...
    Esse site para doar 'canecas de alimentos'com um clique é uma maneira de ajudar, ou pelo menos ter a sensação de fazer algo pelos que padecem na fome. Foi o primeiro site que você nos mostrou quando entrou na Brain, a Ná deve se lembrar.

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Perfeito Andrew, nobre causa. Assim como você, duvido que este sério problema seja amenizado nas próximas décadas, muito menos resolvido por completo. É difícil acreditar em transformação e consciência humana quanto tratamos do próximo. Portanto, façamos a nossa parte!! Saudações à filhota Cuca! Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Esse problema, assim como a corja do congresso nacional, o tráfico de mulheres ou a indústria da guerra, só acabará em definitivo quando as bases forem destruídas e novas bases se formarem. A educação humana dos nossos dias não permite que isso aconteça, não canso de dizer que só dando um basta e começando tudo de novo. Onde ficamos nessa história? Cada alma haverá de encontrar o destino que lhe cabe.

    ResponderExcluir
  4. André, a doença da humanidade está no espírito. Centenas e centenas de anos se passaram e quase nada mudou, a dor do outro incomoda muito pouco. O egocentrismo está cada vez mais presente ainda mais se consideramos o aumento na competitividade.A maioria dos pais está optando por dar informações e mais informações para que o filho "se dê bem no mercado de trabalho", as custas sabe-se lá de quê. O foco do mundo está no ter, ter, e ter. Abraços

    ResponderExcluir
  5. E quanto mais isso ocorre, Kyria, mais nos distanciamos de nossa essência divina. Os pais tem a obrigação de deixar para seus filhos valores muito mais consistentes do que a competitividade e o acúmulo de riquezas. Mas como isso é o que traz segurança e a manutenção do padrão a longo prazo, insistem no modelo. As futuras gerações só se salvarão porque serão obrigadas a tomar atitudes frente à situações de risco iminente. Nós ainda temos escolhas, eles não terão. Abs!

    ResponderExcluir