8 de abril de 2009

Queda da Bastilha


Motivados pelas recentes declarações do senador Jarbas Vasconcelos sobre o manto corruptor que toma conta dos 3 poderes deste maltratado país, políticos de oposição resolveram criar a frente parlamentar anticorrupção. Corria o dia 3 de março passado quando o deputado federal Arnaldo Jardim, um dos líderes do movimento, ofereceu um jantar (alguma dúvida sobre quem pagou a boaida?) em seu apartamento para promovê-la.

Pouco mais de um mês depois, a Folha revela que o deputado Jardim mantinha, até a semana passada, uma doméstica às custas da câmara. Maria Helena de Jesus (que não tem nada a ver com a história, coitada) foi exonerada depois que veio à público o episódio do dep. Alberto Fraga, acusado do mesmo crime (opa! Pegaram o cara lá - deve ter pensado o nobre deputado - podem me pegar aqui!). A doméstica, paga com dinheiro público, trabalhou para Jardim durante 2 anos e meio.


Para! Para tudo! Se os paladinos da justiça são tão corruptos quant0 aqueles para quem apontam o dedo... Sujou. Mais do que coragem e audácia, parece que se faz necessarária a ganância, a falta de hombridade, a certeza da impunidade e uma cara de pau sem tamanho para ser um p0lític0 neste país. E não apenas para satisfazer suas próprias demandas, mas para usufruir de um direito que não possuem, imunes ao sofrimento de tantos desfav0rec id0s espalhad0s p0r aí.

Cristovam Buarque, que já foi candidato à presidência da república, sugeriu dias atrás que o fechamento do congresso fosse a plebiscito. Uma idéia louvável e dentro dos padrões da democracia, mas que seguramente daria poder de manobra à essa escória para ludibriar o povo e seguir vivendo às custas dele.

Eu, portanto, já sou mais radical. Não acredito em regeneração, quem tiver a oportunidade de ler O último mensageiro saberá entender os motivos que me levam a criar um final que, na prática, não passa de um começo. Aqui, então, não seria diferente: Bastilha neles! C0l0car tud0 abaixo, arregassar as mangas e começar de novo. Pelo fim dessa visão obtusa e corruptora, que não apenas faz mal uso do poder público, mas sangra a esperança de quem luta por uma vida mais digna.


Nem falta tanto assim para 14 de julho...

4 comentários:

  1. Vote em mim que não estou pra brincadeira, haha!

    ResponderExcluir
  2. André, não consegui ler o post pois já vou dormir, estou um prego só, rsrs Mas não poderia deixar de registrar um grande PARABÉNS pra você!!! Estou sempre por aqui, aprendendo, aprendendo e aprendendo! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, Priscilla! O importante é estar aprendendo sob qualquer circunstância, em um processo comum que nos mova sempre adiante.

    ResponderExcluir