6 de junho de 2009

Notáveis coincidências


Há alguns anos venho coletando material a respeito do assunto. Tratam-se de eventos cotidianos, na maioria das vezes sem maior profundidade, mas que refletem o momento sincrônico que pessoas e situações, de alguma maneira relacionadas, vivenciam ao mesmo tempo. Foi Jung quem cunhou o termo sincronicidade para explicar o fenômeno cuja relação causal é substituída pela de significado (daí o termo, também por ele criado, 'coincidência significativa'). Exemplos não faltam: vão desde um comentário despretensioso sobre o Rio Grande do Sul, justamente quando no segundo seguinte, ao parar no farol, o carro à nossa frente leva a placa de Caxias do Sul (RS), passando por palavras que do nada vem à cabeça como 'efeméride', e que horas mais tarde é encontrada no livro que estou lendo (Napoleão), ou os números 3 e 9 que a todo momento me perseguem, até comentários sobre o Led Zeppelin com a Gisele no elevador, descendo para a garagem. Quando ligo o rádio... Não é Led que está tocando. Mas a música que entra na sequência (Kashmir) é!



Há, entretanto, alguns registros que são dignos de nota:



1. Gisele e Julia, minhas filhas, no carro. Uma pergunta à outra qual o nome do fulano que elas chamam pelo sobrenome, eu me intrometo de bobeira e digo Fernando. A Gisele pergunta de onde eu o conheço e eu, naturalmente, digo que não o conheço. O cara se chama Fernando.




2. Aniversário da Julia. Ela se encontra com o grupo de dança, há uma outra menina que faz aniversário no mesmo dia e elas resolvem comprar um bolo para dividir com o grupo, a mãe da outra menina as acompanha. Quando esta fica sabendo que o sobrenome da Julia é Charak, pergunta se ela é parente de André Charak. 'É meu pai', ela diz. André Charak é o nome que consta como comprador no documento de transferência do carro que ela vendeu em 2008. Eu comprei o carro da mãe de uma amiga da Julia que faz aniversário no mesmo dia que ela.




3. Dani, Mari, Éder e eu estamos aguardando o elevador ao retornar do almoço em dia de trabalho. Mari e seus looooongos cabelos loiros, veste blusa verde e calça preta. E quando vou dirigir a palavra a ela, antes de entrar no elevador, paro por um segundo porque percebo que... não é ela. Há uma outra loira de cabelos loooongos, vestida de blusa verde e calça preta nos mesmos tons, um verdadeiro clone! Apareceu não se sabe de onde e subiu no elevador conosco (é sempre bom ter testemunhas para dar suporte a esses absurdos, contando ninguém acredita), foi impressionante.




4. Após ter consultado um oftalmologista (Dr. Fabrício), que por sinal achei ótimo, marco consulta para a Julia. Ocorre que a Julia já tinha sua oftalmologista (Dra. Dina), mas que deixou de atender convênios. Assim, optei por encaixar a Julia comigo quando do meu retorno, segunda feira passada. Na semana anterior, a recepcionista liga para confirmar a consulta de segunda, porém pergunta se deve cancelar a de quinta. Achei que eu tinha enlouquecido de vez, marcando duas consultas. 'Quinta?', perguntei. 'Não me lembro de ter marcado consulta na quinta'. 'Ah...', ela respondeu, 'Foi a Noemi (mãe da Julia, que não sabia que eu estava marcando consulta) quem marcou com a Dra. Dina'. Resumindo: Dra. Dina e Dr. Fabrício atendem no mesmo consultório, só que em dias diferentes. Ao escolher um oftalmologista de uma lista do convênio, fui parar no mesmo lugar que a Julia já ia.




E assim caminha a humanidade...


Quem quiser relatar experiências outras, por favor sinta-se a vontade!


Crédito da foto: Jenn (the flyingrat)

13 comentários:

  1. rs...seria infinitas as experiências neste sentido...
    Loiras adoram verde e preto inclusive eu, minha filha se chama Julia, como a sua, vc posta no seu blog num sabado cedo e eu também...rs
    E por ai vai...não é engraçado como casamentos, e pessoas em seus relatos gerais...são tão diferentes e tão parecidos...mas concordo com essa cognitivade coincidente que existe na vida...como se fossemos grandes imãs universais, sem o menor conhecimento ou controle que temos sobre esse magnetismo oculto em nós.
    Um grande abraço e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante, Cris, parece que as forças semelhantes se atraem mesmo. Um ótimo final pra vc também!

    ResponderExcluir
  3. É a lei da atração, quando mais nova eu fui noiva de um rapaz que nasceu no mesmo dia e ano que eu, éramos colegas de faculdade. O meu filho mais velho tem uma colega de sala que nasceu no mesmo dia e ano que ele, eis a repetição. Por aí vai caminhando nossos dias. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi André, este comentário do Cara... às 17:16 foi meu, não sei como entrei no perfil do meu garoto de 11 anos, abs

    ResponderExcluir
  5. Grande Andrew, este era o post que faltava ao Mensageiro. Já passamos por várias situações sincronizadas, se tivessemos anotado, daria um bloco cheio. Conosco mesmo, me lembro de uma quando te liguei no celular e na FM do seu rádio no carro tocava Rush...E assim caminha a humanidade. Abração!

    ResponderExcluir
  6. Este também está registrado, Harold, abs!

    ResponderExcluir
  7. Seria coincidência, lei da atração, repetições ou astamos mais atentos ao assunto ou aos outros? Bjs

    ResponderExcluir
  8. Talvez uma mistura de tudo isso, Kyria, fenomenos que se entrelaçam sem controle e com conteúdo!

    ResponderExcluir
  9. André então vamos continuar o nosso papo, sem controle aparente e com conteúdo , é preciso observar, abs.

    ResponderExcluir
  10. coinsidencias...casualidades...causalidades... creo que es una de LAS preguntas que siempre me hago... que las hay, las hay... y en mi vida he pasado por muchas...(todavia no se como llamarlas, sigo preguntandomelo)... pero si de algo estoy segura es que no conozco a nadie que no haya tenido una.
    señales? ni idea... pero como dije... estan!
    bs.

    ResponderExcluir
  11. Hola, mi amor, mucho me alegra tener a vos por aca!

    ResponderExcluir
  12. mi vida, y a mi me gusta y alegra acompañarte en algo que se que es tan importante para vos: escribir.
    viste? otra coincidencia... a los 2 nos alegra! (jajjaja).
    bs.

    ResponderExcluir