20 de junho de 2009

Otimizando o tempo

O texto abaixo foi extraído do blog Zen Habits, de Leo Babauta, que se manifesta de maneira favorável quanto à reprodução de seus artigos. Entendo que suas dicas são importantes e, sobretudo, funcionais - aplicadas no dia a dia seguramente trarão bons resultados:

É uma ironia da vida moderna que, enquanto a tecnologia segue inventando coisas que nos poupam tempo, nós o usamos para fazer mais e mais coisas, imprimindo à vida um ritmo alucinante. Ela acaba passando tão rápido que mal temos tempo de aproveitá-la!

Será que é mesmo necessário ser assim?

Um ritmo mais tranqüilo significa tempo para aproveitar as manhãs (ao invés de sair feito um louco para o trabalho), tempo para curtir o que você está fazendo. Significa adotar a prática de ‘uma coisa de cada vez’ ao invés de uma multiplicidade delas onde não há foco em nenhuma.

Diminuir o ritmo é uma escolha consciente e nem sempre fácil, mas leva a melhor apreciação da vida e maior grau de felicidade. Eis aqui algumas sugestões para fazê-lo:

1. Faça menos – É difícil diminuir o ritmo quando você tenta fazer milhões de coisas ao mesmo tempo. Ao invés disso, faça a escolha consciente de fazer menos focando naquilo que é realmente importante, naquilo que precisa ser feito, deixando o resto de lado.

2. Esteja presente - Diminuir o ritmo não é suficiente. Você precisa estar focado no que está fazendo em determinado momento. Quando você se pegar pensando no que precisa fazer, no que já aconteceu ou que ainda vai acontecer, transporte-se gentilmente para o momento presente e mantenha o foco na ação.

3. Desconecte – Não esteja conectado o tempo todo. Aprenda a deixar seu iPhone, iPod, notebook ou o que quer que seja para trás de vez em quando. Quando isso acontece, você presta atenção em outras coisas.

4. Foque nas pessoas – Muitas vezes nos encontramos com a família ou amigos e, na verdade, não estamos com eles. Falamos com eles, mas nossa atenção está voltada para outras coisas. Estamos lá, mas nossa cabeça está nas coisas que precisamos fazer. Escutamos, mas estamos pensando em nós e no que queremos dizer. Preste atenção na diferença entre estar conectado às pessoas e simplesmente encontrá-las.

5. Aprecie a natureza – A maioria de nós está em casa, no escritório ou no carro e raramente em contato com o ambiente externo. Tenha tempo para observar a natureza, inspirar ar puro ou passear pelo campo.

6. Coma devagar – Comer depressa faz com que comamos além do necessário e sem prazer. Aprenda a comer devagar e esteja presente em cada mastigação, apreciando sabores e texturas. Comer devagar traz o duplo benefício de satisfazê-lo com menor quantidade e mais gosto. Além disso, procure alimentos naturais, evite frituras, sal, açúcar e alimentos gordurosos.

7. Encontre prazer nas coisas – Além de estar focado no que estiver fazendo, aprecie. Por exemplo: quando estiver lavando louça, não procure correr com a tarefa para terminar o mais rápido possível. Sinta a sensação da água escorrendo por entre os dedos, da espuma.

8. Tarefa única – Foque em uma coisa de cada vez. Quando você sentir necessidade de pular para outra coisa, pare e respire.

9. Respire – Quando você perceber que está acelerado, pare e respire profundamente. Repita. Sinta o ar penetrando em seu corpo e o estresse saindo. Mantendo o foco em cada respiração você é transportado ao momento presente e a partir daí desacelera.


Crédito da foto: Hape gera

15 comentários:

  1. Ola André,

    nossa que texto valioso, vou copiá-lo e deixa-lo no escritorio...
    Tenho usado a tecnica do respirar...sempre sobre pressão tento respirar, ajuda muito...diminui a sensação de pressão dentro da mente e do peito...
    Ainda peco no comer...rs como correndo, mas sem duvida vou querer ter este texto perto de mim, obrigada por compartilhar

    ResponderExcluir
  2. Respirar é, realmente, um poder transformador, Cris, acalma e retorna às origens. O resto é questão de disciplina, que se conquista no dia a dia. Que bom que o texto tenha sido útil!

    ResponderExcluir
  3. Bárbaro!!!! a ordem é esta, desacelerar. O texto é um ótimo estímulo.
    Que muitos o leiam!!!!

    Parabéns pela escolha.

    ResponderExcluir
  4. Maravilha André! Ótimas palavras para uma nova semana que se abre. Agora vamos à prática! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Ufa,Brigadu,ensinamentos esses,recuperaram energiass minhas,Meu Bom André,corre lá em blog meu,que mensagem em post forma tem para voce ,mininu!

    Te Abraço MEU AMIGO!

    Beijo Mãos suas pelo pai seu!

    Viva Vida!

    Huhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

    ResponderExcluir
  6. Obrigado uma vez mais, Ricardo, Viva sua magia vida esta sagrada!

    ResponderExcluir
  7. Huhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu
    kibon fazer amigus mininus filizeeeeeeeeeeessss
    viver a vida entre amigos!
    VIVA VIDA!

    email:elfofo2008@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Andre Charak

    BRAVO!!!
    BRAVO!!!

    Não tem como não ser seguidora dum espaço cultural como este,
    com admiração,
    Efigênia Coutinho
    Escritora

    ResponderExcluir
  9. Olá, Efigênia, obrigado pela visita e pelas palavras. Soam como verdadeiro estímulo para levar esse espaço adiante!

    ResponderExcluir
  10. Harold, gde semana pra voce com prática e tudo!!

    ResponderExcluir
  11. Evelize, obrigado pela visita e pelo estímulo, vou procurar sempre trazer temas desta natureza. Bjs!

    ResponderExcluir
  12. lindo... real... a veces hasta dificil... pero cada una de las reflexiones hace que los dias seas mas lindos aun!
    lo iba leyendo y debo de reconocer que me siento feliz de cumplir todos los dias con cada punto que enumersate.
    ... y la sensacion de saber que lo realizo es muy linda.
    aconsejo a todos que lo hagan, se siente uno barbaro!
    besos.

    ResponderExcluir
  13. Ótimas reflexões nos encorajando a voltar à nossa origem onde os conceitos de urgente, de importante, de necessário, ainda não estavam tão deturpados.
    É preciso muito esfprço e exercício para conseguirmos seguir estas verdadeiras lições de sucesso interior. Abs

    ResponderExcluir
  14. Como nada ocorre por acaso, quão grata foi minha satisfação em ter optado por ser uma de suas seguidoras. Seu blog possui expressivo conteúdo e acima de tudo, bastante sensibilidade, além de espiritualidade, abrangendo temas inteligentes, gerando reflexões, tudo em prol de um mundo melhor. Parabéns.
    Regina Goulart

    ResponderExcluir
  15. Obrigado pelas palavras, Regina. Se de alguma maneira contribuo para isso, já está valendo a pena. bjs!

    ResponderExcluir