23 de julho de 2009

A prática da aceitação


Texto extraído do Blog Zen Habits, de Leo Babauta e com ligeiras adptações

Uma das maiores fontes da infelicidade, segundo minha experiência, é a dificuldade em aceitar as coisas como elas são, sem julgar e sem desejar o contrário quando não estamos de acordo. Decidimos que não gostamos e pronto, julgamos como ruim ao invés de entender que não se trata de ser bom ou ser ruim. Trata-se apenas de ser.
Você pode aceitar as coisas como elas realmente são, sem julgamentos que levam a extremos de felicidade ou tristeza. Procure entender e aceitar: o que é, é como deveria ser. Isso pode ser aplicado em tudo: nas relações pessoais, nas relações de trabalho, no comportamento dos políticos ou em relação às más notícias que preenchem a mídia. Quando você passa a aceitar os fatos como são, sem julgamentos ou ressentimentos, você está dando um passo para criar sua própria paz interior. Você não se pegará mais dizendo 'isso é uma merda, aquilo é um saco'.

Aceitar significa não poder mudar o estado das coisas? Não. As coisas continuarão mudando, não porque você não consegue aceitá-las como são e se esforça ao extremo para mudá-las quando não atendem sua vontade; elas mudarão porque você será capaz de desfrutar do processo de mudar, aprendendo e evoluindo ao mesmo tempo.

Aceitar e entender. Os resultados virão por si mesmos.
“Sinta-se feliz com o que você tem, alegre-se pela forma como as coisas são. É quando você percebe que nada falta, que nada está fora do lugar, que o mundo lhe pertence.”

Lao Tzu

6 comentários:

  1. Tenho um selinho sem regras para você no Blog ARCO - IRIS ENCANTADO.

    Beijo.

    Jacque

    ResponderExcluir
  2. Olá, Jaque, obrigado pela visita e pelo selinho, mais tarde passo no blog para recolher!

    ResponderExcluir
  3. Amiga Regina (ou será Jaque?),

    Muito bonito esse texto sobre a aceitação.

    A Aceitação é o início de tudo. A Intenção traça o caminho que queremos percorrer e a Ética ilumina a nossa estrada.

    Aceitar é ser uno com o que É
    É sentir no interno coração
    Que a Vida não é só ter fé
    Deixar que a Ética guie a Intenção

    Um grande abraço

    José António

    ResponderExcluir
  4. Beleza. Como diz a Cris, 'we are one', assim que tantôfaz...

    ResponderExcluir
  5. sin lugar a dudas, el aceptarnos, nos hace personitas mas sanas, asi, uno puede vivir la vida como realmente piensa que tiene que ser vivida, y creo, que a eso vinimos... a vivirla y a disfrutarla!

    ResponderExcluir
  6. ....meu mestre repete continuamente que a pessoa iluminada é aquela que enxerga as coisas como elas são e nao como gostaría que elas fossem....as coisas nao sao boas ou ruins, elas apenas sao o que são...e pra cada pessoa será tem um impacto diferente - bom ou ruim.

    ResponderExcluir