15 de agosto de 2009

Como nascem os super heróis

Batman, Super Homem, Thor (foto), Homem Aranha, Robin Hood, Zorro. Em comum, o senso de justiça e a luta em prol dos fracos e oprimidos. Personagens criados à razão do insconciente coletivo, que vê na miséria e no sofrimento humano o trampolim para colocar o bem em prática e minimizar desigualdades, ainda que enraizadas na ficção. Os super heróis serão, ad eternum, o passaporte para a consolidação de um mundo ideal.
Transpondo para a vida real podemos afirmar, sem medo de errar, que há quem vista a fantasia e procure dar a mesma dimensão a seus atos, sempre na melhor das intenções. Tenho a impressão que Lula e a consolidação do PT, partido criado sob sua égide, encaixam-se perfeitamente no caso.
A trajetória do ex-sindicalista é digna de louvor. Fico a imaginar o que teria motivado este quase iletrado personagem a dedicar toda sua vida à causa, depois de sair derrotado em três eleições presidenciais em pouco mais de dez anos. Somente uma força maior, a vontade de fazer algo por aqueles que, como ele, viveram a miséria do dia a dia, poderia alçá-lo a esta condição. E então, na qualidade de super herói, o representante do povo chegou ao poder.
É exatamente este o ponto que diferencia ficção de realidade. A primeira não encerra ciclos, não transplanta personagens para a fase pós-conquista. Eles simplesmente não chegam lá! A cada episódio há um reinício, uma nova aventura que coloca nossos amados heróis frente a frente com vilões inescrupulosos. Eles os derrotam, salvam a mocinha ou o necessitado, são aclamados pela população. E amanhã começam tudo de novo. Se tivessem a oportunidade de efetivamente gozar do poder que conquistam, refastelariam-se em seus novos domínios e desfilariam um panteão de barbaridades que só acontecem na vida real. Vejamos: Robin Hood cederia parte de suas terras ao xerife de Nothingham para que pés de maconha fossem plantados e os lucros do tráfico divididos; Zorro contrataria o sargento Garcia e oito de seus familiares como assessores políticos, lotados no gabinete do mascarad0 às custas do dinheiro do povo; Batman receberia, através da fundação Wayne, doações de altas somas de dinheiro desviadas por seu colaborador Coringa, um expert na contratação de empreiteiras para as obras do novo anel viário de Gottham City. Valha-me Deus!
Nossos ídolos de infância, felizmente, não estão sujeitos a estas situações. Ao contrário do paladino justiceiro, que em alguns parcos anos viu a credibilidade do seu partido ruir com dólares na cueca, denúncias de mensalão e tantos outros procedimentos que só cabem a quem chega lá. Ou dar crédito a Sarney, seu antigo desafeto, não faz parte do jogo? Perder o apoio do PMDB para a candidatura Dilma só porque o velho dinossauro embolsou alguns trocados a mais? Que é isso, companheiro!
Super herói, na ficção ou na vida real, é título dedicado a poucos. Mas lá ou cá, tem como base a manutenção de princípios éticos que independem de que lado do poder se está. É assim que são forjados os verdadeiros heróis.

11 comentários:

  1. que texto maravilhoso e original,gostei da mensagem, conseguiriam os super-heróis resolver estas questões? abraço,amigo!

    ResponderExcluir
  2. Há que se ir além, muito além dos super poderes para resolver as questões que assolam nosso país. Abs e obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  3. Olá...belo blog!!!!

    Visite-me tbm !!!

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Grande Andrew, como sempre, texto de primeira! Ótima analogia, para refletir e naturalmente concordar. Abs

    ResponderExcluir
  5. André , muito criativo o seu texto, mas vejo os nossos políticos muitos mais como nossos vilões que nossos mocinhos.
    Herói entre eles amanhece morto, e os poucos se acovardam e cedem as pressões.
    Heroi pra mim é o cara que trabalha das 8 hrs por dia e vive de salario mínimo, tendo dois filhos, que frequentam escola publica, onde não há policiamento, nem segurança, paga aluguel, e ainda tem esperança, esse é heroi.

    ResponderExcluir
  6. Mas eu nao vejo de forma diferente, Cris, a comparação é justamente pra dizer que esses caras, entre eles o picareta mor, passam longe de ser heróis!

    ResponderExcluir
  7. O Multi Homem tb não empregaria a família do Coil na sua Multi Estatal...rs
    Perdi seu último coment, veio uma onda e levou minha caixa de entrada emails, uma coisa assim para desafiar a capacidade de abstrair...Voilá

    ResponderExcluir
  8. Andrew! Grande final de semana pra você e meninas. Teremos o prazer do PDD aos sábados e domingos? Tá muito bom...Abs!

    ResponderExcluir
  9. Obrigado, Haroldão, pra vc Pri e Luiza tbem. Ainda não pensei nos PDDs de findis, mas há essa possibilidade. Tks pelo retorno, gde abraço!

    ResponderExcluir
  10. Andrew, visitá-lo é sempre um exercício de reflexão e purificação da alma. Ainda mais no meu caso, pessoa crédula e inofenciva até para uma mosca, esse texto deixa marcas profundas. A crítica ao nosso atual "xerife" e as devidas comparações são sensacionais!!! Só te peço uma coisa: não eleja ninguém, rsrsrsrsrsrs
    Grande abraço!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Se encaminha à reflexão, Pri, me sinto recompensado. Obrigado pelas palavras e uma ótima semana!!

    ResponderExcluir