6 de dezembro de 2009

Heróis Anônimos: Patricia Polli

A habilidade em modificar o ambiente confere ao homem, em sua sina perversa, o poder cego que ultrapassa as barreiras da sanidade. Destruir o meio em que vive em troca de recursos outros de maior valor no mercado de consumo, leva ao desgaste irreparável da Mãe Natureza e de seus elementos, na prática que encerra, a médio prazo, a realidade do esgotamento.
Há, felizmente, quem trabalhe no caminho inverso.

Nascida em Jundiaí ('japiense', como ela mesma se define), Paty é uma incansável batalhadora pela preservação da Serra do Japi e sua biosfera. O Japi é uma cadeia montahosa que se divide entre os municípios de Jundiaí, Cajamar, Pirapora do Bom Jesus e Cabreúva e representa uma das últimas porções de Mata Atlântica no estado de São Paulo. "O que aprendo, do ponto de vista científico, procuro transmitir em linguagem acessível, através de um conto ou de uma poesia", diz ela, e que o faz com maestria em seu Blog Ecos do Japi, em textos líricos que traduzem a essência de sua ligação com a natureza.
Formada em gestão ambiental, Paty desenvolve seu trabalho de monitoramento e educação na reserva do japi há dez anos, levando grupos pelas encantadoras trilhas da serra que conhece tão bem. Também faz parte do conselho de gestão do território da serra do Japi, que tem por objetivo avaliar pedidos de novos empreendimentos ou atividades na região. E indo além, presta consultoria ambiental para empresas que desejam se instalar na região - regularização e licenciamento, gerenciamento de resíduos e sistemas de tratamento - criando assim o equilíbrio natureza x desenvolvimento que este planeta tanto precisa.

Paty, as borboletas, cachoeiras, esquilos e tantos outros filhotes da fauna e flora do Japi agradecem. E nós, que vemos destruição onde a mão do homem alcança, também. Esse mundo precisa de mais heroínas como você!

10 comentários:

  1. O mundo precisa de mais pessoas assim como vc Paty.
    Eu te agradeço por vc ser assim e a natureza tb.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  2. Clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap...
    Nossa André, mais do que merecida a menção a nossa querida Salerosa, a orquídea rara que o Japi preserva fora de seus limites. Ela é uma pessoa maravilhosa e se dedica como poucos em prol desta causa tão necessária. Ela sem dúvida é uma grande heroína, destas que nos tempos de hoje ficam anônimas pelo simples fato de sermos ainda tão ignorantes. Fico feliz pelo último encontro aqui em Jundiaí e esperamos por nossa próxima caminhada!!!
    Paty, parabéns por ser esta pessoa maravilhosa!!!
    Pri

    ResponderExcluir
  3. Amigo, André!! Estou emocionada pela bela homenagem!! Nem ao menos sei se mereço, mas agradeço, com o coração pulsando e os olhos orvalhados!
    Herois e heroinas são os amigos que nos acompanham em todo e tudo, vc e a Pri, sei que faz parte de uma trip, joia rara, que posso contar!!
    Obrigada novamente, obrigada a amiga Pri forest por todo carinho.
    E que venham outras trilhas, novos saberes, novos sabores...tudo novo, de novo!!
    Obrigada a moça do blog - pelos caminhos da vida!

    Grande beijo.
    Paty

    ResponderExcluir
  4. Grande!! Esta realmente merece! Uma idealista e apaixonada pela natureza, em especial pela nossa Serra do Japi. Só por isso, já poderíamos agradecê-la. Mas, como se não bastasse, ela tem um blog maravilhoso. Parabéns Andrew pela escolha. Parabéns Paty, agradecemos por sua dedicação. Força sempre! Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Ola André

    Muito em breve conhecerei pessoalmente a Patrícia, ja trocamos alguns e-mails, porque inspirada aqui pelo teu blogue, convenci a família toda a subir a serra em companhia da nossa amiga.
    Parabéns a você por esta série que revela gente que faz muito com coragem e boa vontade e parabéns a Patrícia, por protejer a nossa Serra do Japi, o que imagino eu, deva ser um trabalho árduo.
    Um beijão para os dois!

    ResponderExcluir
  6. Como fada.
    Este é trabalho de fadas e que bom que existe uma que protege o que dá o valor da possibilidade de vida no ambiente.

    ResponderExcluir
  7. olá...

    Gostei daqui... vou seguindo !!

    Abraços!

    =]

    ResponderExcluir
  8. Oi André. Puxa, não conhecia esse trabalho. A Paty realmente tem esse merecido espaço no seu blog.Lindo o trabalho dela. Vim convidá-lo para a comemoração de 1 ano de blog. Te conheci através do Ricardo Calmon, essa semana mesmo indiquei uma amiga que não é blogueira para vir aqui. Enfim, tem selinhos comemorativos e uma "Árvore Bloguealógica"que inventei para homenagear os amigos. Tem seu nome lá e seu link tb. Obrigada você faz a diferença, seu blog é The Best

    ResponderExcluir
  9. Muito bem André. Mais uma vez você brilhou na sua escolha de "Heróis Anônimos". O Blog da Paty é aonde sempre estou para readquirir energias e esperanças. Ainda bem que existem pessoas jovens e comprometidas com o futuro de nosso planeta, Parabéns a Paty, Salerosa Orquídea do Japi, pelo amor que tem à vida, parabéns a você por compartilhar destas idéias.
    Bjs

    ResponderExcluir