28 de fevereiro de 2010

Da série pagando o preço

O senhor da foto ao lado poderia passar pelo tio engraçado que desanda a falar besteira nas festas de família ou pelo professor universitário cujas aulas tem um toque de genialidade. História da arte, filosofia, faça sua escolha. Simpático ele é, não é? Ô se é. E é, ao mesmo tempo, o maior ladrão da história, responsável pelo prejuízo de US$ 65 bilhões a investidores e condenado, no final de 2008, a 150 anos de prisão.
Bernard Madoff conta hoje com 72 anos e cumpre pena na prisão estadual da Carolina do Norte. Foi presidente da Nasdaq, a bolsa americana de empresas de tecnologia, colaborou com entidades filantrópicas e esteve a frente de fundos de investimentos desde que fundou sua própria empresa, em 1960. Acumulou um patrimônio razoável - sua cobertura em Manhattan,confiscada pelo poder público, já teve oferta de quase US$ 9 milhões, que serão usados para cobrir parte dos prejuízos. A pergunta que fica é: qual o limite?
Insensatez e insaciabilidade parecem caminhar lado a lado na tênue linha que coloca ganância e espírito coletivo em lados opostos. Para exceder valores e desejos comuns à maioria dos seres humanos, um homem se dispõe a criar um esquema em que se beneficiará de bilhões, ciente de que prejudicará milhares. A conta de chegada é simples: para embolsar recursos financeiros gerados por fatores não produtivos, mas especulativos, é necessário que, na outra ponta, alguém injete dinheiro. Foi o que fizeram empresas, bancos e sabe-se lá quantos outros investidores no esquema conhecido como pirâmide, onde os ganhos se realizam com cada novo investidor que entra na base. Quando estoura, quem está no topo leva vantagem; o resto... Sifu.
A vida do sr. Madoff, vítima de seus lampejos egoístas e vilipendiosos, resume-se hoje à privação de liberdade. Mais do que isso: sua expectativa de vida atrás das grades é bem menor. Tivesse ele mais 20 anos pela frente, seguramente teria seu período reduzido para 5 ou 6 nessa condição. Seu estado de saúde não é bom - especula-se que tenha desenvolvido um câncer no pâncreas - e outro dia foi levado ao hospital com suspeita de fratura nas costelas. Quem mandou não ficar quietinho no seu canto? Roubou, roubou e nem teve tempo para aproveitar, coitadinho...
A justiça não falha. E me refiro à lei divina, que faz o ajuste de contas à sua maneira. O juiz Lalau, por exemplo, teve o benefício da prisão domiciliar pela idade avançada, mas a hipertensão e a depressão lhe roubaram a magia da vida. Sérgio Naia, que lesou famílias com a queda do Palace II no Rio (8 mortos e 150 desabrigados) e nunca teve seu partimônio tocado, enfartou e morreu aos 65 anos. Bem feito, com todo respeito
O senso comum indica um caminho, o ganho incomensurável outro. E é nessa estrada da vida que estes senhores vão fazendo seu acerto de contas com o plano superior, quem sabe embuídos da humildade e gentileza (boa, Orlando!) para fazer deste um mundo mais honesto e equilíbrado. Em suas próximas encarnações, talvez.

11 comentários:

  1. SABE ANDRÉ QUERIDO, EU ACHO QUE O EGOÍSMO É TÃO GRANDE QUE ESTAS PESSOAS NEM LEMBRAM QUE ESTÃO PREJUDICANDO OU TIRANDO DINHEIRO DE MILHARES ELES SÓ LEMBRAM QUE ESTÃO GANHANDO MILHARES! É PURO EGOCENTRISMO MESMO , NEM EGOÍSMO É!!!
    AFFF!!!!
    bjo grande e valeu por sempre passar lá no meu mundinho pequeno!

    ResponderExcluir
  2. Ola, André!!!

    As leis: do retorno, da atração, existem sim!! O universo conspira...

    Beijo Grande
    Paty

    ResponderExcluir
  3. Oi Andre

    Acredito que é a lei da ação e reação, se eu faço por merecer, sejam boas ou ruins, as coisas acontecem de acordo com minhas atitudes aqui.Taí a prova disso...

    Bjo:)

    ResponderExcluir
  4. Oi André,
    Muito bom seu artigo e concordo com cada palavra que você escreveu. Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Vim aqui para acordar você... Vamos pare de preguiça!
    Faça sua barba
    Dê um trato no visual!
    Tome um banho relaxante
    Comece o dia já sabendo o que
    vem pela frente... Não tenha receio!

    Nada melhor que um sorriso
    logo pela manhã...
    Um olhar carinhoso...
    Um beijo para melhorar
    o astral...
    Não se desespere... a hora chegou...
    TRABALHAR !!!!!!!!!!!!
    Você queria sombra e água fresca...?
    Mas nada feito é hora de
    TRABALHAR....
    Chegue no trabalho
    Abrace os amigos...
    Não tenha medo de cara feia.
    Saiba o que importa é que você tem amigos...
    Que te querem muito bem. Estão sempre prontos para te ajudar!!
    Pro que der e vier...
    Essa mensagem é só pra dizer
    Bom Dia e Boa semana !!!!

    Que seu dia seja maravilhoso...

    beijooo.

    ResponderExcluir
  6. Faltou fazer a barba, Ana, deu uma preguiça...

    ResponderExcluir
  7. Ao ver tanta injustiças neste mundo, me consolo por acreditar na Justiva Divina.

    ResponderExcluir
  8. Venho me unir a vc em seu post! Muito 10!
    Sempr que tenho um tempinho venho a aqui.
    com carinho.
    Hana

    ResponderExcluir
  9. Eu tambem, Mariana, que o Boris Casoy seja o proximo!

    ResponderExcluir
  10. Sempre super bem vinda Hana, obrigado por seu apoio e carinho!

    ResponderExcluir