8 de agosto de 2010

Ainda sobre valores

Amizade: originalmente baseada em princípios comuns, em valores substanciados na própria expressão do ser, transforma-se no jogo  que faz da relação um instrumento de troca. Exemplo: Lula é amigo de Sarney
Política: o servir a causa pública em favor da sociedade transforma-se em servir causa própria através de meios públicos em detrimento da sociedade. Exemplo: verbas públicas utilizadas por deputados em suas campanhas eleitorais ou os R$ 800 mil gastos em gasolina quando o congresso se encontrava em recesso
Papo: troca de experiências que reforça laços, orienta, auxilia, descontrai, transforma-se em exibição de valores de segunda categoria. Exemplo: conversava eu animadamente com um amigo sobre experiências de 30 anos atrás quando fomos interrompidos por um terceiro (conhecido dele) que fez uma puta viagem para o exterior a um preço que só ele consegue. Qualquer um no lugar dele teria ido, no máximo, à Bahia.
Agradecimento: a prática de reverenciar o ato de doação alheia e prontamente retribuir, equilibrando as forças, transforma-se, nas mãos dos presunçosos, em movimento de mão única. Exemplo: receber o carro do manobrista, o café do garçom ou o recibo do caixa do banco e não ser capaz de dizer um simples 'obrigado'. Presenciei a cena de um religioso que nem sequer olhou para o manobrista que havia acabado de ajudá-lo a colocar 4 crianças dentro do carro.
Humildade: a percepção de que todos somos iguais aos olhos do Criador, com qualidades e defeitos, mas nem por isso melhores ou piores, transforma-se em instrumento de segmentação e preconceito, deixando para trás seu conceito original. Exemplo: pessoas que passaram dificuldades ao longo da infância, inclusive no que diz respeito a comer, e que após atingirem sucesso na vida profissional não apenas esqueceram-se de suas origens, mas tratam com desprezo todos aqueles que hoje assumem a mesma condição. Seria vergonha de se colocar diante do espelho do passado?
Simplicidade: os pequenos prazeres da vida, via de regra ligados à natureza e aos apelos que atendem aos instintos básicos, transforma-se em ícones da tecnologia e conforto que eliminam, na prática, a verdadeira essência humana. Exemplo: no post anterior, o confornto entre o café no jardim e o sexo inútil
Sexo: já que falamos dele, a substituição do encontro maior, da energia que é trocada em momento de sublimação e ativação de todos os chakras pelo encontro menor, da energia volátil que se perde a cada trepada com alguém que possivelmente nunca mais se verá. Exemplo: no post anterior, a utilização da energia sexual em seu mais baixo grau de aproveitamento.
Música: a ativação da alma através da audição, a recordação e o resgate do que de mais sutil transita em nosso ser, transforma-se no culto ao choque, à energia da pior qualidade. Exemplo: Machine Head, banda que traduz à risca a essência do caos e que move massas perdidas e sem direção. Fácil manipulação.
Rapidinhas:
Pisca pisca: instrumento que, quando acionado, automaticamente acelera o carro que se encontra na pista em que você tem a intenção de mudar. Pura concidência o sujeito acelerar naquele momento!
Fila: feita par ser furada, a não ser que seja dos famintos que aguardam o sopão em uma dessas casas de assistência. Há respeito, o que não se pode dizer de um jogo de futebol, um concerto de rock, entrada do cinema e tantas outras manifestações.
Relógio: o que era para ser um instrumento de medição do tempo e controle do planejamento diário, transformou-se em símbolo de status e condição social. Meu relógio 'diz' que sou mais bem sucedido que você (seriam minhas horas mais valiosas?)
Ração: o alimento animal tranforma-se em referência de valor. Exemplo: 'gasto mais em ração com meu cachorro do que você ganha em um mês!' (esses meninos do Santos são o claro exemplo de como o mundo atual subverte os valores e reduz a cinzas o respeito que temos uns pelos outros)

Darwin, não se trata de teoria da evolução quando a questão é o comportamento humano, meu velho, mas de involução... 



Um comentário:

  1. Querido André,
    não sei muito bem o que escrever a respeito de toda esta sua reflexão. Pois ;como sempre você é completo no discurso e deixa completa a sua análise,,, poucas arestas teria eu para acrescentar em algo!
    Mas; com tantas idas e vindas na minha história ,tenho aprendido algo valioso que eu gostaria aqui de sinalizar.
    "TODAS AS VEZES QUE OS VALORES SE INVERTEM É PORQUE A LEI SUPREMA DO AMOR FOI VIOLADA"...Apartir de então; tudo se torna numa cascata de devaneios e situações de surealismo, inclusive em relação á nós mesmos,nossa própria vida!
    PORTANTO; DESDE ENTÃO E SEMPRE QUE CONSIGO; "SAÚDO O DIA COM AMOR NO CORAÇÃO" POIS ;CREIO QUE ESTE É O SEGREDO DO ÊXITO EM TODAS AS AVENTURAS DA VIDA. É O SEGREDO DE CONSEGUIR MANTER O RESPEITO POR MIM MESMO E PELO PRÓXIMO QUE ESTÁ NO ELO AUREO DA CORRENTE DA MINHA VIDA, ENTENDE?
    QUANDO NOS DISPOMOS A VER TUDO COM AMOR , É COMO SE TIVÉSSEMOS UM CARTÃO DE CRÉDITO DE VIDA SEM LIMITE!
    ...bom deixa eu parar de escrever porque sempre me empolgo demais com seus temas e mesmo para minha empolgação existe um "LIMITE" de espaço!
    Perceber o AMOR É EVOUIR!!!
    THIS IS MY POINT!
    beijo

    ResponderExcluir