10 de março de 2009

3 coisas para banir do mundo



A questão nasceu ao acaso, fruto de um pensamento intempestivo no meio da tarde de ontem, segunda-feira 9. Trabalhávamos normalmente quando foi lançada: 3 coisas para banir, em definitivo, do mundo. Coisas que não só não fariam a menor falta (quem é que precisa, em sã consciência, de uma porcaria de um crachá?), mas contribuiriam para a formação de um mundo melhor, já livre de seus malefícios. E as idéias começaram a pipocar...

Armas foi unanimidade entre os presentes - eu, Natalia, Alê, Éder e Izis, que saiu-se logo em seguida com a mentira. Uma boa pedida, sem dúvida, mas a idéia era nos atermos ao concreto, ao que efetivamente pudesse ser atirado no lixo. E então veio o dinheiro (quem viu 'Na natureza selvagem', com Emile Hirsch, há de se lembrar da cena em que o moçoilo queima seus parcos dólares. Quem não viu, já tem programa para o final de semana). Placar: 2 x 0 para 'Us'.

O 'terceiro elemento' foi mais difícil de identificar. Alguém mencionou as drogas, com propriedade, mas no momento em que o álcool foi incluído na categoria houve controvérsias. Parece que ninguém abre mão (eu me incluo nessa) daquela cervejinha no final de quarta-feira pra quebrar o ritmo da semana. E a verdade é que a questão ficou no ar, esquecida logo que o trabalho voltou a tomar conta de nossas rotinas.

Não pude deixar de rir pra mim mesmo hoje, quando me dei conta que a resposta sempre estivera ali, bem à minha frente. Foi só botar os olhos na foto do infeliz (como já a usei antes, no text 'Us and them', a foto ficou arquivada e, como todas as outras, desfila pela tela do computador quando este entra em modo espera) que soube que a classe política, representada neste ato pelo pelo conde Edmar de Lama, o dono do castelo, se juntaria às unanimidades.

E assim ficou: adeus às armas, ao dinheiro, aos políticos. Aos instrumentos que fomentam o ódio, a ganância e a inveja, que mais destroem do que constroem e que - não tenho o menor pudor em dizer - fariam um grande bem à humanidade se fossem dessa pra melhor. Quem sabe em um mundo mais inteligente e equilibrado, onde o holísitco suplante o individual.

Enquanto isso, no planeta Terra...

2 comentários:

  1. Grande Andrew, você e equipe foram muito felizes nos ítens esolhidos e eu concordo com o extermínio dos 3! Mas,se me permite, colocaria mais um nesta relação: pagode, pode? Abraços!

    ResponderExcluir
  2. claro que pode! Mas aí tem que levar axé junto, Carla Peres, Alexandre Pires e cia ltda. nao sei se cabe tudo...

    ResponderExcluir