Ou no original em hebraico, de geração em geração. Diz meu amigo Ricardo Calmon, incansável guerreiro, que 'viver é pura magia'. E é. Mas isso, meus amigos, não se diz impunemente, é preciso criar e treinar o olhar que encara a vida e seus desígnios sob essa ótica, sem se distanciar de valores que dizem respeito à troca e doação. No caso dele especificamente, um mestre no assunto, levou seus requisitos além, muito além do simples existir (Oscar Wilde escreveu 'viver é a coisa mais rara do mundo; a maioria das pessoas apenas existe') e fez valer a frase que dá título ao seu blog. Acredito que é apenas dessa maneira que a vida se torna uma grande dádiva, um exercício em que toda sorte de preciosidades trabalha a favor do fator humano, não como indivíduo que é, mas como elo de uma corrente imaginária e infinita que, quebrada qualquer ligação, leva o todo consigo.
Exemplos de bondade não nos faltam, assim como exemplos do simples existir. Quando a vida se torna uma corrida desenfreada em busca de segurança, traduzida no acúmulo de bens que criam a condição ilusória da 'salvação' e que passam a representar o foco de toda uma trajetória, a semente divina deixou de soprar, substituída pela simples existência. Quando deixamos de valorizar os pequenos sabores do dia a dia, simplesmente porque perdemos a sensibilidade para com eles, é chegado o momento de parar e refletir. Ninguém vive apenas das emoções, naturalmente; é necessário um trabalho árduo no dia a dia para garantir condições de subsistência e progresso, elevando-se padrões. Mas daí a ter essa estrada como única referência, ignorando as oportunidades que se apresentam em nossas vidas para fazer e receber o bem, seja através de um gesto, sorriso ou palavras, é entrar em terreno escorregadio e perigoso. Como diz minha amiga Cris Toth, 'um propósito materialista sem a perspectiva espiritual não sobrevive por muito tempo'. Parece que se encaixa com perfeição.
Esse é o meu olhar. Respeita os demais, entende sua natureza, mas pauta-se pela sua própria sensibilidade. É ele quem cria minha trajetória entre erros e acertos, glórias e derrotas, conquistas e decepções. Esse é o meu conceito de vida. Nunca deixei de sorrir para ela, assim como ela nunca deixou de sorrir para mim. Sou pai, sou filho, sou o acúmulo de meus registros e daquilo que procuro transmitir adiante. A palavra, quase sempre, é meu instrumento.
Dedico este post aos meus pais, responsáveis por parte daquilo que hoje sou, e minhas filhas, que me fazem acreditar, sempre, que o propósito maior é a base de toda educação, mesmo com o trabalhão que dá (rs). E ao velho e bom Ricardo, sem o qual viver ainda seria magia, mas não com a mesma qualidade.
Uma ótima semana para todos!
Lindas e sábias palavras. Precisamos encontrar o equilíbrio do ter e o do ser, precisamos resgatar o amor e o respeito ao que nos foi ensinado. Trabalho responsabildade e amor ao próximo!
ResponderExcluirCarla, bem vinda e obrigado pelas palavras!
ResponderExcluirPerfeita sua colocação. Faço das suas, minhas palavras. O parabenizo pelo grande talento que você possui de ser capaz de escrever de forma tão sábia, e de ter o dom de ler a alma de todos aqueles, que como você, anseiam por paz, harmonia, e um mundo melhor.
ResponderExcluirÀ propósito, fico eternamente grata por ter tido a honra de tê-lo como o primeiro seguidor de meu modesto Blog. Tenho aprendido muito, mas ainda tenho muito que aprender.
Um excelente início de semana. Muita Luz !
Abraços fraternos
Regina Goulart
Meu Bom André,assim voce "mata" o veio,sô!Mui lindo caríssimo meu!pura emoção!kisintonia amico mio!lindos pais seus e filhas,somos felizes e compartilhar sempre,!
ResponderExcluirViva a Família,O Patamar de Tudo!
Viva A Vida!
My Friend, grandes palavras! Reflexão providencial, para lembrar sempre que é preciso ouvir o coração e seguir adiante, com respeito a todos. Abração e ótima semana!
ResponderExcluirElas se transformaram de duas lindas menininhas em duas lindas adolescentes, e viva a vida...
ResponderExcluir; )
Regina, todos aprendemos o tempo todo, sem distinção. Quando alguém acha que já sabe tudo, é porque não sabe nada. A honra em segui-la é toda minha, bjs e boa semana!
ResponderExcluirFiquei besta quando vi que voce escrevia, quase que ao mesmo tempo, sobre sensibilidade, Ricardo. Para mim é sempre um prazer me deliciar com as viagens do 'viver é pura magia' e destacar voce neste espaço. Ótima semana pra ti e familia!!
ResponderExcluirValeu, Harold, diretrizes alinhadas há 27 anos, seja no velho e bom rock 'n roll, seja no olhar em relação à vida. Abraço e ótima semana!
ResponderExcluirE em duas picaretas que me consomem... rs, Cris! Mas principalmente em duas companheiras que dividem ações e emoções, isso pra mim tá de bom tamanho. Bjs!
ResponderExcluirHola,
ResponderExcluirLindo texto,vi no blog do meu querido amigo Calmon, amei.
Bonito demais,poucas são as pessoas que expressam o que sentem ao mundo,amizade é a base de tudo.
Abraços,
Indiana
Ola, Indiana, obrigado pela visita e pelas palavras, assim vamos fazendo nossas conexões entre aqueles que querem e visam o bem. Bem vinda sempre!
ResponderExcluircomo não achar bonita essas palavras. Tocou-nos meu amigo, tocou-nos. Saúde e Longividade aos bom seres de coração ao Ricardo e a você! Bjs
ResponderExcluirCris, querida, obrigado. Viva a magia para todos nós!
ResponderExcluirViver é pura magia, gostei! Quando leio o seu blog amigo acredito mais nesta condição que precisamos praticar mais. Linda família vc tem, é tão bom quando enxergamos o lado bom de tudo, sempre, isso é muito mágico mesmo!
ResponderExcluirGrande abraço!
Tenho certeza que essa prática não escapa aos seus olhos e aos do Haroldo, Pri, ainda que sobrevenha a sensação de que é preciso praticar mais. Magia sempre!
ResponderExcluirVindo do blog do Ricardo...
ResponderExcluirMagia linda essa amizade e carinho!
Magia esse espaço seu...
Prazer em conhecer...
Beijos!
Olá, Ava, seja bem vinda e obrigado pelo carinho!
ResponderExcluirse me erizo la piel.
ResponderExcluirte quiero mucho!
Ahora a mi también... ;)
ResponderExcluirMensagem forte, viver é diferente de existir e o bom disso tudo é olhar pra trás e admirar a vida que soubemos fazer, olhar pra frente e acreditar que é muito bom estar aqui e agora.
ResponderExcluirSds Japienses, abraços
Patrícia.
O HOJE é sempre o melhor momento, Patricia. Gde beijo!
ResponderExcluirgostei muito deste seu texto...um verdadeiro ritual de passagem por entre as geraçoes....a gratidao é o sentimento que abre portas e permite que as coisas fluam....muito bom...bjs.Ing.
ResponderExcluirPor isso sou grato a voce, Ingrid, por todos os ensinamentos e apoio nos momentos mais dificeis. Beijo!
ResponderExcluir