12 de setembro de 2009

Le dor va dor

Ou no original em hebraico, de geração em geração. Diz meu amigo Ricardo Calmon, incansável guerreiro, que 'viver é pura magia'. E é. Mas isso, meus amigos, não se diz impunemente, é preciso criar e treinar o olhar que encara a vida e seus desígnios sob essa ótica, sem se distanciar de valores que dizem respeito à troca e doação. No caso dele especificamente, um mestre no assunto, levou seus requisitos além, muito além do simples existir (Oscar Wilde escreveu 'viver é a coisa mais rara do mundo; a maioria das pessoas apenas existe') e fez valer a frase que dá título ao seu blog. Acredito que é apenas dessa maneira que a vida se torna uma grande dádiva, um exercício em que toda sorte de preciosidades trabalha a favor do fator humano, não como indivíduo que é, mas como elo de uma corrente imaginária e infinita que, quebrada qualquer ligação, leva o todo consigo.

Exemplos de bondade não nos faltam, assim como exemplos do simples existir. Quando a vida se torna uma corrida desenfreada em busca de segurança, traduzida no acúmulo de bens que criam a condição ilusória da 'salvação' e que passam a representar o foco de toda uma trajetória, a semente divina deixou de soprar, substituída pela simples existência. Quando deixamos de valorizar os pequenos sabores do dia a dia, simplesmente porque perdemos a sensibilidade para com eles, é chegado o momento de parar e refletir. Ninguém vive apenas das emoções, naturalmente; é necessário um trabalho árduo no dia a dia para garantir condições de subsistência e progresso, elevando-se padrões. Mas daí a ter essa estrada como única referência, ignorando as oportunidades que se apresentam em nossas vidas para fazer e receber o bem, seja através de um gesto, sorriso ou palavras, é entrar em terreno escorregadio e perigoso. Como diz minha amiga Cris Toth, 'um propósito materialista sem a perspectiva espiritual não sobrevive por muito tempo'. Parece que se encaixa com perfeição.

Esse é o meu olhar. Respeita os demais, entende sua natureza, mas pauta-se pela sua própria sensibilidade. É ele quem cria minha trajetória entre erros e acertos, glórias e derrotas, conquistas e decepções. Esse é o meu conceito de vida. Nunca deixei de sorrir para ela, assim como ela nunca deixou de sorrir para mim. Sou pai, sou filho, sou o acúmulo de meus registros e daquilo que procuro transmitir adiante. A palavra, quase sempre, é meu instrumento.

Dedico este post aos meus pais, responsáveis por parte daquilo que hoje sou, e minhas filhas, que me fazem acreditar, sempre, que o propósito maior é a base de toda educação, mesmo com o trabalhão que dá (rs). E ao velho e bom Ricardo, sem o qual viver ainda seria magia, mas não com a mesma qualidade.

Uma ótima semana para todos!


24 comentários:

  1. Lindas e sábias palavras. Precisamos encontrar o equilíbrio do ter e o do ser, precisamos resgatar o amor e o respeito ao que nos foi ensinado. Trabalho responsabildade e amor ao próximo!

    ResponderExcluir
  2. Carla, bem vinda e obrigado pelas palavras!

    ResponderExcluir
  3. Perfeita sua colocação. Faço das suas, minhas palavras. O parabenizo pelo grande talento que você possui de ser capaz de escrever de forma tão sábia, e de ter o dom de ler a alma de todos aqueles, que como você, anseiam por paz, harmonia, e um mundo melhor.
    À propósito, fico eternamente grata por ter tido a honra de tê-lo como o primeiro seguidor de meu modesto Blog. Tenho aprendido muito, mas ainda tenho muito que aprender.
    Um excelente início de semana. Muita Luz !
    Abraços fraternos
    Regina Goulart

    ResponderExcluir
  4. Meu Bom André,assim voce "mata" o veio,sô!Mui lindo caríssimo meu!pura emoção!kisintonia amico mio!lindos pais seus e filhas,somos felizes e compartilhar sempre,!
    Viva a Família,O Patamar de Tudo!

    Viva A Vida!

    ResponderExcluir
  5. My Friend, grandes palavras! Reflexão providencial, para lembrar sempre que é preciso ouvir o coração e seguir adiante, com respeito a todos. Abração e ótima semana!

    ResponderExcluir
  6. Elas se transformaram de duas lindas menininhas em duas lindas adolescentes, e viva a vida...
    ; )

    ResponderExcluir
  7. Regina, todos aprendemos o tempo todo, sem distinção. Quando alguém acha que já sabe tudo, é porque não sabe nada. A honra em segui-la é toda minha, bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
  8. Fiquei besta quando vi que voce escrevia, quase que ao mesmo tempo, sobre sensibilidade, Ricardo. Para mim é sempre um prazer me deliciar com as viagens do 'viver é pura magia' e destacar voce neste espaço. Ótima semana pra ti e familia!!

    ResponderExcluir
  9. Valeu, Harold, diretrizes alinhadas há 27 anos, seja no velho e bom rock 'n roll, seja no olhar em relação à vida. Abraço e ótima semana!

    ResponderExcluir
  10. E em duas picaretas que me consomem... rs, Cris! Mas principalmente em duas companheiras que dividem ações e emoções, isso pra mim tá de bom tamanho. Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Hola,
    Lindo texto,vi no blog do meu querido amigo Calmon, amei.
    Bonito demais,poucas são as pessoas que expressam o que sentem ao mundo,amizade é a base de tudo.
    Abraços,
    Indiana

    ResponderExcluir
  12. Ola, Indiana, obrigado pela visita e pelas palavras, assim vamos fazendo nossas conexões entre aqueles que querem e visam o bem. Bem vinda sempre!

    ResponderExcluir
  13. como não achar bonita essas palavras. Tocou-nos meu amigo, tocou-nos. Saúde e Longividade aos bom seres de coração ao Ricardo e a você! Bjs

    ResponderExcluir
  14. Cris, querida, obrigado. Viva a magia para todos nós!

    ResponderExcluir
  15. Viver é pura magia, gostei! Quando leio o seu blog amigo acredito mais nesta condição que precisamos praticar mais. Linda família vc tem, é tão bom quando enxergamos o lado bom de tudo, sempre, isso é muito mágico mesmo!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  16. Tenho certeza que essa prática não escapa aos seus olhos e aos do Haroldo, Pri, ainda que sobrevenha a sensação de que é preciso praticar mais. Magia sempre!

    ResponderExcluir
  17. Vindo do blog do Ricardo...

    Magia linda essa amizade e carinho!


    Magia esse espaço seu...

    Prazer em conhecer...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Olá, Ava, seja bem vinda e obrigado pelo carinho!

    ResponderExcluir
  19. se me erizo la piel.
    te quiero mucho!

    ResponderExcluir
  20. Mensagem forte, viver é diferente de existir e o bom disso tudo é olhar pra trás e admirar a vida que soubemos fazer, olhar pra frente e acreditar que é muito bom estar aqui e agora.

    Sds Japienses, abraços
    Patrícia.

    ResponderExcluir
  21. O HOJE é sempre o melhor momento, Patricia. Gde beijo!

    ResponderExcluir
  22. gostei muito deste seu texto...um verdadeiro ritual de passagem por entre as geraçoes....a gratidao é o sentimento que abre portas e permite que as coisas fluam....muito bom...bjs.Ing.

    ResponderExcluir
  23. Por isso sou grato a voce, Ingrid, por todos os ensinamentos e apoio nos momentos mais dificeis. Beijo!

    ResponderExcluir